14 de Janeiro, 2021 Lucas Lopes

10 Dicas de Home Staging para Valorizar o seu Imóvel

O Home Staging é uma das formas mais eficazes de valorizar o seu imóvel, na hora de o expôr para venda. Valorizando o seu imóvel com simples toques de cuidado, organização e decoração, melhora a sua apresentação e aumenta a possibilidade de uma venda bem sucedida. O objetivo final é que quem está a visitar / ver fotografias do imóvel consiga, sem qualquer esforço, imaginar-se a viver no mesmo.

O TipyFamilyGroup apresenta 10 dicas de home staging para valorizar o seu imóvel!

1- Decoração neutra e “despersonalizada”

É importante manter os móveis do imóvel neutros para ajudar os potenciais compradores a ter uma melhor noção do mesmo e a visualizá-lo em perspetiva. Tendo uma decoração neutra, retiramos personalidade à mesma, permitindo a quem o observa a possibilidade de imaginar, em perspetiva, o seu potencial.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que “despersonalizar” o imóvel, mantendo-o neutro, torna o ambiente inteiro mais agradável para quem o vê – para além de agradar a um número muito maior de potenciais compradores.

 

2- Luz, luz, luz!

Deixe entrar o máximo de luz natural no imóvel – sempre. Mesmo que a vista não seja a melhor, mesmo que as janelas não estejam nas melhores condições, abra-as. A luz natural tem um potencial enorme na valorização do imóvel – tanto aquando da visita como em fotografias.

Tome ainda atenção às luzes artificiais que tem no imóvel e que podem contribuir muito para a valorização do mesmo. A nossa sugestão é que aposte em lâmpadas de tonalidades mais quentes, ajudando para tornar a casa mais aconchegante.

3- Utilize as cores estrategicamente

A regra base é manter a decoração e cores do imóvel neutras. Contudo, um apontamento ou outro de cor permitem destacar aspetos estratégicos e dar vida ao imóvel, sem comprometer a estratégia base do Home Staging.

Para fazer uso desta dica, pode optar por colocar, em sítios específicos, um quadro, um vaso com uma planta, um tapete ou qualquer outro pequeno objeto de decoração.

 

4- Espelho meu, espelho meu…

Os espelhos são aliados bons para muitas finalidades. De entre outros benefícios, os espelhos permitem refletir a luz natural (dando mais luminosidade à casa) e fazer uma divisão parecer maior, devido à sensação de profundidade. Mas atenção, só funciona quando bem colocados.

Veja este artigo sobre as regras para colocação de espelho.

5- A organização é muito importante

Este ponto dispensa muitas apresentações: alguém gostaria de visitar uma casa desarrumada? Para além da falta de organização/limpeza não permitir ao potencial comprador ter uma visão realista e abrangente sobre a casa e o seu potencial, a imagem do vendedor / consultor que está a apresentar a casa pode ficar afetada por esse acontecimento.

Assim, não se esqueça: antes de uma visita, e antes das fotografias, garanta que o imóvel está limpo e que tudo está arrumado e organizado.

 

6- Considere as tendências de decoração

Elas mudam todos os anos, mas são de extrema importância. Mesmo que não saiba quais são as tendências, mesmo que o seu potencial comprador não as conheça, ele vai reparar se o imóvel cumpre ou não com as tendências mais recentes de decoração.

Isto acontece porque todas as marcas relacionadas com o mercado imobiliário, decoração e artigos para a casa ditam e utilizam as tendências mais recentes e populares de decoração nos seus anúncios, presença digital e lojas. Assim, mesmo que não saibamos que tendências são, há certos padrões, cores e texturas que ficam gravados na nossa memória.

Por isso, já sabe, informe-se sobre as tendências de decoração para 2021. Pode encontrá-las neste artigo do nosso blog.

 

7- Comece o home staging à porta

Sim, é muito importante. Toda a experiência de visita tem de ser planeada e cuidada. Se o potencial comprador começar a ter uma experiência positiva ainda antes de entrar no imóvel, a possibilidade de ele entrar com um sentimento positivo na casa são maiores.

É fácil prever o desfecho se invertermos a situação: qual acha que será o sentimento do potencial comprador se, ainda antes de entrar no imóvel, já viu a entrada suja ou descuidada?

 

8- Tenha atenção ao perfil do comprador

É muito fácil cair no erro de preparar o Home Staging ao nosso gosto pessoal. Não faça isso.

Por mais que seja capaz de fazer um bom trabalho na preparação do design interior do imóvel ao seu gosto, lembre-se que o imóvel não é para si, e dar um toque pessoal ao imóvel pode destruir a base neutra que é importante manter.

Assim, tenha sempre em mente a personalidade e perfil do potencial comprador do imóvel, para preparar a decoração do mesmo.

 

9- Coloque descrição em todas as fotos

Tirar boas fotos não chega, é preciso escrever uma descrição boa e adequada de cada uma das fotografias do anúncio. Isto é importante não só para esclarecer tudo o que está na fotografia, como para influenciar a forma como o potencial comprador perceciona a mesma.

Se uma fotografia tiver uma descrição completa do que ela contém, de uma forma positiva e entusiasmante, é mais provável que quem está a ver e ler adote a mesma opinião.

 

10- Faça um anúncio eficaz

A competição online é muito grande. Quem procura um imóvel para comprar, visita muitos websites e vê muitos imóveis antes de encontrar o imóvel ideal.

Assim, é importante fazer um anúncio que se diferencie de todos os outros e que seja capaz de ganhar esta disputa pela atenção do potencial comprador.

A começar no título, é importante criar um título que não só seja chamativo, como seja curto e tenha apenas a informação essencial e relevante para uma primeira abordagem ao cliente.

As fotografias têm de ser irrepreensíveis – com a melhor qualidade possível, ângulos diversos e completos, e realistas! Alimentar falsas expectativas pode acabar com o negócio.

As informações relativas ao imóvel devem ser o mais completas e verdadeiras possível – só assim consegue criar um anúncio bom, relevante e eficaz!

 

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