10 de Outubro, 2024 gcoelho

Casas à venda em Portugal: oferta sobe 5% no verão (mas desacelera)

Stock de casas para comprar dispara no Porto (31%) e sobe menos em Lisboa (5%), revela idealista.
Casas à venda em Portugal

compra de casa em Portugal está a ganhar força com a descida dos juros no crédito habitação e aumento do poder de compra e poupança, por via da desaceleração da inflação e do custo de vida. Prova disso é que a venda de habitações subiu pela primeira vez em dois anos, no segundo trimestre. Esta maior absorção de imóveis no mercado ajuda a explicar que, apesar de a oferta de casas à venda estar a aumentar no nosso país – nomeadamente por via da chegada de novo produto imobiliário ao mercado -, esteja a verificar-se um desaceleramento nos últimos meses. Segundo os dados analisados pelo idealista, o stock do parque habitacional português disponível para venda no terceiro trimestre de 2024 subiu 5% num ano, enquanto no trimestre anterior o aumento da oferta foi de 10%.

Há mais casas para comprar em 13 capitais de distrito

À semelhança dos dois trimestres anteriores, a oferta de habitação à venda em Portugal subiu em 13 das 20 capitais de distrito (com dados disponíveis) entre o terceiro trimestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, começa por revelar a análise do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

A liderar a lista encontra-se Vila Real (35%), Porto (31%) e Leiria (16%), sendo as capitais de distrito onde stock disponível para comprar casa mais aumentou. A oferta de casas à venda também subiu neste período em Beja (11%), Viseu (11%), Castelo Branco (9%), Bragança (8%), Santarém (8%), Lisboa (5%), Setúbal (5%), Braga (3%), Ponta Delgada (3%) e Funchal (2%).

Por outro lado, Portalegre foi a cidade onde a oferta de casas à venda mais diminuiu (-16%), seguida por Viana do Castelo (-14%), Guarda (-13%), Coimbra (-8%), Aveiro (-4%), Évora (-3%) e Faro (-2%).

Oferta de casas à venda sobe em 11 distritos e ilhas

Analisando os 20 distritos e ilhas portuguesas, salta à vista que há mais casas à venda em 11 territórios, com Bragança a liderar (25%).

A lista de distritos e ilhas onde o stock de casas para comprar mais aumentou no verão segue com Vila Real (23%), Porto (17%), Beja (15%), Leiria (10%), Viseu (9%), Évora (7%), ilha da Madeira (7%), Faro (5%), Braga (5%) e Castelo Branco (4%).

Por outro lado, a oferta de casas manteve-se estável em 4 territórios neste período: Setúbal, Aveiro, Lisboa e na ilha de São Miguel.

Os dados do idealista revelam ainda que o stock de casas à venda desceu no último ano na Guarda (-8%), Coimbra (-7%), Viana do Castelo (-3%), Portalegre (-3%) e em Santarém (-2%).

Fonte: Idealista/news