30 de Setembro, 2024 gcoelho

O uso dos 5 sentidos na venda de casas: marketing sensorial

Para sobressair no mercado imobiliário é importante inovar. E que tal usar os sentidos para atrair clientes?

marketing sensorial

Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional, na aprendizagem e até no comportamento de comprar. De facto, quer estejas consciente disso ou não, cada um de nós faz compras de forma emocional e justifica-as racionalmente. Quanto maior for a compra, mais convencidos temos de estar das nossas emoções, o que torna esta teoria extremamente importante quando se trata de vender uma propriedade. Se estás à procura de destacar a tua casa no momento de vender, considera usar os 5 sentidos – tato, visão, audição, olfato e paladar. Confuso? A explicação está no marketing sensorial.

O que é marketing sensorial?

marketing sensorialé uma técnica que procura gerar valor a partir de ações emocionais e comportamentais, de forma a criar uma associação positiva e gerar maior reconhecimento da marca/produto a vender.

O marketing sensorial potencia emoções e sensações que contribuem para uma boa experiência do consumidor. No contexto imobiliário, a ligação emocional entre as propriedades e os potenciais compradores é o passo mais importante na venda de uma casa.

Vantagens do marketing sensorial

Quando executada corretamente, esta técnica cria conexão com o cliente, favorecendo sensações, sentimentos e experiências que se associam a um produto (neste caso, imóvel). Estas são as vantagens do uso do marketing social na promoção e venda de uma casa:

  • Criar vínculo emocional com o potencial cliente;
  • Explorar o imóvel para além do óbvio;
  • Estimular o desejo de compra, sem a necessidade de “empurrar” a casa;
  • Fidelizar os clientes – quando um cliente confia num consultor imobiliário/ agência acaba por dar a conhecer o serviço a familiares e amigos;
  • Criar uma identidade única para a sua marca – tornar-se uma agência imobiliária única no mercado, com padrões de serviço e qualidade que se distinguem das outras;
  • Estimular a compra de casas – nas visitas, criar um ambiente tranquilo e relaxado, oferecer algum produto regional para degustar, por exemplo.
tato

Usar os 5 sentidos para vender casa

Para conquistar a confiança de um potencial cliente e fazer sentir o espaço como seu, é importante criar experiências genuínas. E como podes fazê-lo? Aproveitando os sentidos para criares cada visita e espaços únicos. Explicamos como:

Apelar à visão

Este é um dos sentidos mais importantes quando se trata de vender casa. Felizmente não é difícil de conseguir:

  • Considera a possibilidade de contratar um serviço de home staging(irá mostrar o potencial máximo da tua casa);
  • Limpa organiza a casa;
  • Procura que a casa tenha luz (natural se possível) no momento da visita;
  • Mobila a casa: as pessoas não compram a casa dos seus sonhos porque é a coisa lógica a fazer. Compram-na porque se apaixonaram por ela. As divisões vazias e sem mobiliário não fazem nada pelo comprador e têm muito menos probabilidades de evocar emoções do que uma divisão bem pensada e mobilada. Móveis e decoração bem escolhidos podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, tornando a casa mais atraente para os compradores;
  • Lembra-te de retirar todas as decorações que possam ser consideradas demasiado pessoais, controversas ou desrespeitosas para os potenciais compradores, como fotografias pessoais, peças políticas ou religiosas.

Escutar com a alma

Quando as pessoas estão a preparar a sua casa para o mercado, o som é muitas vezes uma característica negligenciada. Aqui estão alguns aspetos em que não deves descuidar:

  • Coloca uma música relaxante e acolhedora a tocar. Há muitas listas de reprodução disponíveis online;
  • Escolhe bem o agente imobiliário com quem vais trabalhar. Melhor que ninguém sabe o que dizer, quando e como fechar o negócio.

 

audição

O aroma anda no ar

O cheiro pode ser o sucesso ou fracasso de uma visita. É importante que a casa cheire bem no momento de a mostrares, mas sem cair no exagero:

  • Areja a propriedade antes da visita;
  • Evita odores fortes, como a humidade, canalização, falta de ventilação e cheiro a tabaco;
  • Podes usar acessórios para ambientar a casa, mas evita aromas demasiado fortes: não te esqueças que os cheiros podem ser subjetivos, o que é bom para mim pode não ser bom para ti. Por isso, mantém a simplicidade quando se trata de flores frescas, ambientadores e paus de incenso. Sugerimos um cheiro neutro com um ligeiro toque, como baunilha ou citrinos.

Degustação durante a visita

O paladar é provavelmente o sentido mais difícil de conseguir quando se trata de vender imóveis. Mas, nem tudo está perdido… Podes sempre usar estas estratégias: quem é que não gosta de comida?

  • Coloca uns salgados ou bolachas;
  •  Podes também colocar alguns produtos regionais (que não tenham odores forte) à disposição do potencial cliente;
  • Prepara-os adequadamente, não os deixes nas respetivas embalagens. Podes até colocar uma etiqueta com o nome;
  • Disponibiliza café, chá e água.

Comer em conjunto aproxima as pessoas e afasta momentaneamente quaisquer sentimentos de ansiedade. Isto fortalece a relação agente-comprador e cria uma experiência agradável para todos.

O sentir desde o interior até ao exterior

Este sentido também pode parecer complicado de conseguir numa visita. Deixamos-te algumas dicas para despoletares os recetores táteis dos potenciais compradores:

  • Usa vários tipo de têxteis e texturas: tal como no olfato, as pessoas podem gostar mais de um tipo de textura que outra. Por isso, é importante conseguires atrair todo o tipo de comprador, usando para isso uma mistura de diferentes tecidos que se complementem, sem chocar;
  • Cria várias camadas: as camadas ajudam a criar interesse visual e podes abordar cada espaço de forma diferente

 

Fonte:  Idealista/news