Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional, na aprendizagem e até no comportamento de comprar. De facto, quer estejas consciente disso ou não, cada um de nós faz compras de forma emocional e justifica-as racionalmente. Quanto maior for a compra, mais convencidos temos de estar das nossas emoções, o que torna esta teoria extremamente importante quando se trata de vender uma propriedade. Se estás à procura de destacar a tua casa no momento de vender, considera usar os 5 sentidos – tato, visão, audição, olfato e paladar. Confuso? A explicação está no marketing sensorial.
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorialé uma técnica que procura gerar valor a partir de ações emocionais e comportamentais, de forma a criar uma associação positiva e gerar maior reconhecimento da marca/produto a vender.
O marketing sensorial potencia emoções e sensações que contribuem para uma boa experiência do consumidor. No contexto imobiliário, a ligação emocional entre as propriedades e os potenciais compradores é o passo mais importante na venda de uma casa.
Vantagens do marketing sensorial
Quando executada corretamente, esta técnica cria conexão com o cliente, favorecendo sensações, sentimentos e experiências que se associam a um produto (neste caso, imóvel). Estas são as vantagens do uso do marketing social na promoção e venda de uma casa:
- Criar vínculo emocional com o potencial cliente;
- Explorar o imóvel para além do óbvio;
- Estimular o desejo de compra, sem a necessidade de “empurrar” a casa;
- Fidelizar os clientes – quando um cliente confia num consultor imobiliário/ agência acaba por dar a conhecer o serviço a familiares e amigos;
- Criar uma identidade única para a sua marca – tornar-se uma agência imobiliária única no mercado, com padrões de serviço e qualidade que se distinguem das outras;
- Estimular a compra de casas – nas visitas, criar um ambiente tranquilo e relaxado, oferecer algum produto regional para degustar, por exemplo.
Usar os 5 sentidos para vender casa
Para conquistar a confiança de um potencial cliente e fazer sentir o espaço como seu, é importante criar experiências genuínas. E como podes fazê-lo? Aproveitando os sentidos para criares cada visita e espaços únicos. Explicamos como:
Apelar à visão
Este é um dos sentidos mais importantes quando se trata de vender casa. Felizmente não é difícil de conseguir:
- Considera a possibilidade de contratar um serviço de home staging(irá mostrar o potencial máximo da tua casa);
- Limpa organiza a casa;
- Procura que a casa tenha luz (natural se possível) no momento da visita;
- Mobila a casa: as pessoas não compram a casa dos seus sonhos porque é a coisa lógica a fazer. Compram-na porque se apaixonaram por ela. As divisões vazias e sem mobiliário não fazem nada pelo comprador e têm muito menos probabilidades de evocar emoções do que uma divisão bem pensada e mobilada. Móveis e decoração bem escolhidos podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, tornando a casa mais atraente para os compradores;
- Lembra-te de retirar todas as decorações que possam ser consideradas demasiado pessoais, controversas ou desrespeitosas para os potenciais compradores, como fotografias pessoais, peças políticas ou religiosas.
Escutar com a alma
Quando as pessoas estão a preparar a sua casa para o mercado, o som é muitas vezes uma característica negligenciada. Aqui estão alguns aspetos em que não deves descuidar:
- Coloca uma música relaxante e acolhedora a tocar. Há muitas listas de reprodução disponíveis online;
- Escolhe bem o agente imobiliário com quem vais trabalhar. Melhor que ninguém sabe o que dizer, quando e como fechar o negócio.
O aroma anda no ar
O cheiro pode ser o sucesso ou fracasso de uma visita. É importante que a casa cheire bem no momento de a mostrares, mas sem cair no exagero:
- Areja a propriedade antes da visita;
- Evita odores fortes, como a humidade, canalização, falta de ventilação e cheiro a tabaco;
- Podes usar acessórios para ambientar a casa, mas evita aromas demasiado fortes: não te esqueças que os cheiros podem ser subjetivos, o que é bom para mim pode não ser bom para ti. Por isso, mantém a simplicidade quando se trata de flores frescas, ambientadores e paus de incenso. Sugerimos um cheiro neutro com um ligeiro toque, como baunilha ou citrinos.
Degustação durante a visita
O paladar é provavelmente o sentido mais difícil de conseguir quando se trata de vender imóveis. Mas, nem tudo está perdido… Podes sempre usar estas estratégias: quem é que não gosta de comida?
- Coloca uns salgados ou bolachas;
- Podes também colocar alguns produtos regionais (que não tenham odores forte) à disposição do potencial cliente;
- Prepara-os adequadamente, não os deixes nas respetivas embalagens. Podes até colocar uma etiqueta com o nome;
- Disponibiliza café, chá e água.
Comer em conjunto aproxima as pessoas e afasta momentaneamente quaisquer sentimentos de ansiedade. Isto fortalece a relação agente-comprador e cria uma experiência agradável para todos.
O sentir desde o interior até ao exterior
Este sentido também pode parecer complicado de conseguir numa visita. Deixamos-te algumas dicas para despoletares os recetores táteis dos potenciais compradores:
- Usa vários tipo de têxteis e texturas: tal como no olfato, as pessoas podem gostar mais de um tipo de textura que outra. Por isso, é importante conseguires atrair todo o tipo de comprador, usando para isso uma mistura de diferentes tecidos que se complementem, sem chocar;
- Cria várias camadas: as camadas ajudam a criar interesse visual e podes abordar cada espaço de forma diferente
Fonte: Idealista/news