21 de Agosto, 2024 Lucas Lopes

Euribor Enfrenta Maior Queda em Mais de 10 Anos!

As taxas Euribor têm registado uma queda acentuada em agosto, uma tendência que, caso se mantenha até ao final do mês, poderá resultar nas maiores descidas mensais observadas em muitos anos. Este movimento terá um impacto positivo nas prestações dos contratos de crédito à habitação que serão revistos em setembro, com uma redução significativa no valor a pagar ao banco.

A expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) continuará a baixar as taxas de juro tem sido um dos principais fatores a contribuir para a descida acentuada das taxas Euribor. Embora esta tendência tenha começado a evidenciar-se no final do ano passado, foi em agosto que se intensificou de forma marcante. Com apenas 20 dias decorridos deste mês, a média mensal das Euribor a 3, 6 e 12 meses está a diminuir em relação ao mês anterior a um ritmo que não se via há mais de 10 anos, especialmente nos prazos mais curtos.

O benefício imediato desta descida nas taxas será sentido pelos titulares de contratos de crédito à habitação que terão a sua revisão em setembro. Caso esta tendência persista, a redução na prestação mensal a pagar ao banco poderá atingir quase 100 euros em contratos de maior valor, particularmente aqueles indexados à Euribor a 12 meses.