22 de Março, 2024 gcoelho

Taxa de juro já está a descer na Suíça: para 1,50%

Banco Nacional Suíço reduziu a principal taxa diretora para 1,50%, menos 0,25 pontos percentuais que os juros de 1,75% que vigoravam.

Juros a descer na Suíça
Foto de Alin Andersen na Unsplash

O Banco Nacional Suíço (SNB) reduziu esta quinta-feira (21 de março de 2024) a principal taxa diretora para 1,50%, menos 0,25 pontos percentuais que os juros de 1,75% que vigoravam desde junho passado.

A instituição monetária garantiu, em comunicado, que esta redução foi possível porque “a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio foi eficaz”. Segundo a instituição monetária, a inflação, que se situa há vários meses abaixo dos 2%, está dentro do intervalo que equivale à estabilidade dos preços e é provável que assim se mantenha durante os próximos anos.

No entanto, o SNB declarou que irá acompanhar de perto a evolução dos preços e que voltará a ajustar a sua política monetária “se necessário”.

O SNB é, assim, um dos primeiros bancos centrais do mundo a baixar novamente as taxas diretoras, enquanto a Reserva Federal dos EUA (Fed) manteve as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o nível mais elevado em mais de 20 anos.

Anteriormente, o SNB tinha aumentado progressivamente a sua taxa de juro de junho de 2022 até junho de 2023, de -0,25% para 1,75%, uma subida que pôs fim a uma longa era de taxas de juro negativas na Suíça.

 

Fonte: Idealista/news