6 de Março, 2024 gcoelho

Casas com garagem: só 37% pode ter carregador para carros elétricos

Funchal e Braga têm mais casas com garagem, ideais para instalar carregadores para veículos elétricos, diz estudo do idealista.Casas com garagem em Portugal

Perante o desafio atual da crise climática, a sustentabilidade ambiental está a ganhar uma importância crescente cá dentro e lá fora, tocando todos os setores, desde o imobiliário à mobilidade. E cada vez são as pessoas que decidem comprar um carro elétrico ou um veículo híbrido. A questão é que a grande maioria das casas disponíveis no mercado em Portugal não está preparada para instalar carregadores para automóveis elétricos. Isto porque mais da metade da habitação (63%) não possui um lugar de estacionamento ou garagem, na qual há a possibilidade de instalar estes sistemas de carregamento, podendo tornar mais complicado o acesso a veículos elétricos para uso diário, segundo conclui um estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.

Os dados mostram que o número de casas com garagem e, portanto, que possuem a possibilidade de instalar carregadores para veículos elétricos, varia consoante os distritos e ilhas. A ilha da Madeira é onde existe o maior número de casas com garagem onde instalar pontos de recarga, visto que 61% da habitação conta com garagem ou lugar de estacionamento. Seguem-se os distritos do Porto (50%), Aveiro (49%), Braga (49%), Vila Real (40%), Faro (38%), Leira (34%), Viseu (33%), Viana do Castelo (32%) e Lisboa (31%).

Évora, por sua vez, marca o extremo oposto, já que apenas 15% das casas possui garagem ou lugar de estacionamento. Seguem-se os distritos de Castelo Branco (16%), Beja (16%), Portalegre (18%), Bragança (25%), Santarém (26%), Coimbra (26%), Setúbal (27%), Guarda (29%) e ilha de São Miguel (29%).

Quais as cidades com mais casas com garagem em Portugal?

Analisando as 20 capitais de distrito, Funchal (63%), Braga (52%) e Aveiro (50%) lideram a possibilidade de instalar carregadores elétricos para veículos, sendo as cidades que possuem mais casas com garagem ou lugares e estacionamento. Logo a seguir, encontram-se as cidades de Vila Real (48%), Leiria (44%), Viseu (43%), Porto (40%), Faro (39%), Guarda (33%), Ponta Delgada (30%) e Coimbra (29%).

Em Castelo Branco, por outro lado, apenas 13% das casas conta com garagem ou lugar de estacionamento e, portanto, apresentam a possibilidade de instalar um carregador para carros elétricos (ou outros veículos). Seguem-se Beja (16%), Portalegre (18%), Évora (18%), Bragança (23%), Setúbal (24%), Santarém (24%), Viana do Castelo (26%) e Lisboa (27%).

Fonte: Idealista/news