10 de Janeiro, 2024 gcoelho

Como manter a casa quente nos dias frios de Inverno

Com o Inverno chegaram os dias frios e nem todas as casas têm sistemas de aquecimento, e mesmo que tenham é sempre bom descobrir maneiras para conservar o calor dentro de casa e manter a conta da luz ou do gás baixa.

 

 

Deixamos algumas dicas para manter a casa quente sem desperdiçar energia.

– Numa manhã de sol abra as cortinas e as persianas para entrar o sol e aquecer a casa:

O vidro das janelas permite que a luz entre mas não deixa que volte a sair. À medida que entra na divisão e reflete nas paredes e nos móveis, a luz transforma-se em calor.

– À noite use cortinados grossos e fecha as portadas ou persianas para manter o calor dentro de casa:

Quando a luz desaparece, as janelas tornam-se no inimigo! O calor escapa rapidamente por vidros simples, comuns em casas mais antigas. Para evitar que o calor desapareça depois do sol se pôr, feche as portadas e corra os cortinados grossos.

– Tapetes no chão. Colocar os pés num chão gelado logo de manhã não é agradável. Utilize tapetes em algumas zonas casa criando assim outra camada de isolamento no chão e mantém os pés quentes.

– Coloque fitas adesivas nas portas e janelas. Colocar fitas adesivas nas janelas e nas portas é uma maneira fácil e barata de impedir que o calor escape. Com esta pequena ação pode-se poupar 10 a 15% na conta da luz.

– Papel de alumínio em aquecedores antigos: Deve colocar papel de alumínio da cozinha atrás dos radiadores de paredes para refletir o calor de volta para a sala, em vez deste escapar pelas paredes.

– Tapar frestas das portas com um “chouriço”: Coloque um “chouriço de areia” nas frestas das portas para evitar correntes de ar e que o ar quente saia da casa que estás a tentar aquecer.

– Isolar os vidros das janelas com “plástico bolha”: Basta algumas folhas de “plástico bolha”, um x-ato e um frasco borrifador com água. Borrifar a janela com a água e encosta o plástico, ele irá ficar colado todo o inverno, não é preciso cola. Com o x-ato corta o excesso de plástico.

– Melhorar o isolamento dos caixilhos das janelas: A calafetagem dos caixilhos de janelas é um processo barato e rápido, e pode trazer grandes benefícios, principalmente em casas mais antigas.

– Opte pelos têxteis: No que toca aos sofás, prefira versões em tecido em vez de pele, que é muito fria no inverno. Complete com almofadas em tecidos quentes, como a camurça ou veludo, e recorra também a mantas polares ou de malha.

– Biombos e divisórias: Dado que as paredes exteriores são as mais difíceis de aquecer, uma alternativa será colocar um biombo junto à fonte de calor, criando uma pequena divisão aberta dentro de casa. A ideia é que se mantenha o ar quente concentrado no centro e afastado das paredes mais frias.

 

Fonte: Blog CENTURY 21 Portugal