18 de Dezembro, 2023 gcoelho

Venda de casas expresso: 19% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

Cerca de 17% das casas no Porto são vendidas em menos de uma semana. E 13% em Lisboa, mostra estudo do idealista.
Vender a casa rápido
Freepik

venda de casas em Portugal tem vindo a arrefecer ao longo de 2023, devido ao atual contexto marcado pelos elevados preços das casas, altos juros no crédito habitação e ainda pela redução do poder de compra, por via da inflação. Havendo casas no mercado que estão desajustadas, quer ao orçamento, quer às necessidades das famílias, há no entanto outros imóveis residenciais que se encaixam melhor no perfil da atual procura e, por isso, são vendidas mais rápido. Isto pode ajudar a explicar o facto de cerca de 19% das casas para comprar em novembro terem estado menos de uma semana anunciadas no idealista. Já 11% das habitações esteve no mercado entre duas semanas e um mês, 25% entre um e três meses, 37% entre três meses e um ano e 8% mais de um ano, mostra um estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.

Analisando por capitais de distrito as “vendas expresso” – ou seja, imóveis residenciais que se vendem em menos de uma semana, tendo em conta o tempo de permanência dos anúncios – salta à vista que é em Braga que encontramos uma maior percentagem: 26% das casas são vendidas rapidamente. Seguem-se Bragança (22%), Aveiro (21%), Funchal (19%) e Coimbra (19%). Abaixo da média nacional, encontram-se o Porto (17%), Viseu (16%), Guarda (15%), Ponta Delgada (15%), Lisboa (13%), Faro (12%), Setúbal (12%), Évora (12%), Santarém (9%) e Leira (9%).

A capital de distrito onde se registou menos vendas de casas “expresso” foi Castelo Branco (6%). Em Beja, Vila Real, Viana do Castelo, apenas 7% das vendas de casas realizaram-se em menos de sete dias em novembro. Já em Portalegre, nenhuma casa foi vendida tão rápido.

Vender a casa rápido: distrito do Porto está em 1.º lugar

Em relação aos distritos, o mercado residencial comporta-se de outra forma. Foi no distrito do Porto (28%) onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante o mês de novembro. Seguem-se Évora (26%), ilha de São Miguel (22%), Aveiro (21%), ilha da Madeira (19%), Braga (17%), Lisboa (17%), Bragança (16%), Coimbra (15%), Faro (14%), Santarém (14%), Setúbal (14%), Viseu (14%), Guarda (10%) e Leiria (10%).

Por outro lado, é em Viana do Castelo e em Castelo Branco onde esta percentagem de casas que são vendidas em menos de 7 dias é menor – de apenas 7%. Seguem-se Vila Real e Beja (8% em ambos os distritos). Uma vez mais, no distrito de Portalegre nenhuma casa foi vendida em menos de uma semana.

 

Fonte: Idealista/news