27 de Novembro, 2023 gcoelho

Arrendamentos expresso: 17% da oferta fica menos de 24h no mercado

Cerca de 27% das casas em Portugal até 750 euros/mês são arrendadas em menos de um dia, revelam dados do idealista.

Arrendar a casa rápido
Freepik

O mercado de arrendamento em Portugal continua sob forte pressão. Há falta de casas para arrendar para responder à elevada procura. E este desequilíbrio tende a agravar-se ainda mais num momento em que é mais difícil comprar casa própria, devido aos juros e preços das casas à venda em alta, a par da queda do poder de compra. Este contexto também tem alimentado as rendas das casas, que continuam em escalada – e vão poder subir até 6,94% no próximo ano -, pelo que encontrar casas no mercado de arrendamento a preços acessíveis é cada vez mais difícil, sobretudo nos grandes centros urbanos. E, por isso, assim que surgem casas para arrendar a preços convidativos tendem a desaparecer depressa, tal como mostram os dados mais recentes do idealista: 27% das casas arrendadas em menos de 24 horas através do portal imobiliário custavam menos de 750 euros por mês (euros/mês).

É bem visível que à medida que os intervalos de preços das casas para arrendar sobem, há uma redução da percentagem de arrendamentos expresso em Portugal – isto é, casas arrendadas em menos de 24 horas. Ora, 22% das casas arrendadas rapidamente custavam entre 750 e 1.000 euros/mês, 12% entre 1.000 e 1.500 euros/mês e 8% custavam mais de 1.500 euros/mês.

Olhando para o universo de casas arrendadas através do idealista durante o terceiro trimestre de 2023 – independentemente o valor da renda -, salta à vista que cerca de 17% dos negócios foram concretizados em menos de um dia, segundo se pode concluir da análise do idealista, o marketplace imobiliário do sul da Europa.

Como estão os arrendamentos expresso nas capitais de distrito?

Tendo em conta as seis capitais de distrito com mais oferta de casas para arrendarno terceiro trimestre de 2023, Faro foi a cidade onde a percentagem de casas arrendadas em menos de 24 horas foi mais alta, alcançando 33% do total de operações. Segue-se o Funchal (19%), Setúbal (19%) e Porto (18%). Em Lisboa e Aveiro, 14% das casas foram arrendadas em menos de um dia.

Os arrendamentos mais acessíveis, com preços inferiores a 750 euros mensais, concentram grande parte da procura, marcando assim, as percentagens de arrendamentos expresso mais elevadas. Em Faro, todas as casas arrendadas no terceiro trimestre por menos de 750 euros/mês esteve menos de um dia na base de dados do idealista. Segue-se o Porto, com uma percentagem de 55%, Setúbal (40%), Lisboa (25%) e Aveiro (8%). Já no Funchal, nenhuma casa colocada no mercado de arrendamento por menos de 750 euros mensais foi arrendada em menos de 24 horas.

Como seria de esperar, à medida que os valores das rendas das casas sobem, há menos arrendamentos expresso, apesar de que em alguns mercados esse indicador continuar a ser representativo. Nas casas com preços compreendidos entre 750 e 1.000 euros, Faro é líder nos arrendamentos expresso, sendo que 40% das casas foram arrendadas em menos de um dia. Segue-se Lisboa (39%), Aveiro (33%), Setúbal (25%) e Porto (23%). No Funchal, nenhuma casa entre intervalo de valores saiu do mercado em menos de um dia.

Já no caso das casas para arrendar com custo mensal compreendido entre 1.000 e 1.500 euros, 40% foram arrendadas em menos de 24 horas no Funchal, 13% em Lisboa e 7% no Porto. Por último, no arrendamento de casas por mais de 1.500 euros/mês, 14% das casas no Funchal estiveram no mercado menos de um dia, 8% tanto em Lisboa como no Porto. Já as outras cidades – Faro, Aveiro e Setúbal – não registaram arrendamentos expresso nestas faixas mais elevadas de preços.

 

Fonte: Idealista/news