22 de Novembro, 2023 gcoelho

Estrangeiros investem valor recorde no imobiliário em Portugal

Entre julho e setembro, contabilizaram-se 30.447 milhões de euros vindos do estrangeiro diretamente para o imobiliário português.

Estrangeiros investem em imobiliário
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

A restrição do financiamento bancário e o fim dos vistos gold em Portugal para compra de imóveis geraram um clima de incerteza para os investidores estrangeiros. Mas os dados agora publicados pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que, até setembro, os investidores estrangeiros estiveram mais ativos que nunca no nosso país. Isto porque o investimento direto estrangeiro no imobiliário atingiu um valor recorde no verão de 2023 somando 30.447 milhões de euros, mais 14% face ao mesmo período do ano passado.

Desde o início de 2008 que o investimento direto estrangeiro no mercado imobiliário português tem crescido continuamente, somando máximos atrás de máximos. E no terceiro trimestre de 2023 somou mais um: contabilizou-se 30.447 milhões de euros vindos do estrangeiro diretamente para o imobiliário português, um novo recorde, tal como mostram os dados do BdP. Este é um valor 14% superior face ao período homólogo e quase 4% maior do que o trimestre anterior.

Além disso, os dados do regulador português publicados na semana passada mostram ainda que o valor das transferências de investidores internacionais para o setor imobiliário foi de 1.137 milhões de euros entre julho e setembro, também o maior valor de sempre. O anterior máximo havida sido registado no segundo trimestre de 2022, sendo de 1.047 milhões de euros.

Se analisarmos as transferências de investimento direto estrangeiro para o imobiliário nos primeiros nove meses de 2023 – que soma 3.018 milhões de euros –, salta à vista que este valor também representa um máximo da série do BdP, que se inicia em 2008.

 

Investimento direto estrangeiro em imobiliário

Todos estes dados revelam que, afinal, o investimento direto estrangeiro em Portugal destinado ao setor imobiliário esteve em alta em 2023, somando recordes. Isto apesar do desafiante contexto na Zona Euro, marcado por elevadas taxas de juro, arrefecimento de transações de imóveis e incerteza quanto ao rumo da guerra na Ucrânia e do conflito no Médio Oriente. Também internamente há um clima de incerteza, gerado pelo fim dos vistos gold, previsto no Mais Habitação, que entrou em vigor a 7 de outubro.

O anunciado fim dos golden visa até elevou a procura de investidores estrangeiros pelo imobiliário no nosso país, o que sugere que possa ter havido uma corrida ao programa antes do seu fim. Agora, esperam-se os dados do último trimestre de 2023 para verificar se o fim dos vistos goldteve ou não impacto neste investimento.

A somar a tudo isto, o Governo também propôs o fim dos regime de Residentes Não Habituais (RNH) para 2024, o que também poderá afetar a chegada de famílias, trabalhadores e investidores estrangeiros para o nosso país – muito embora agora tenha desenhado um período de transição que abrange quem comprove que já estava a planear a mudança para Portugal ainda este ano.

 

Fonte: Idealista/news