Estas dicas dos consultores imobiliários vão ajudar-se a ver alternativas para comprar, construir ou até renovar a tua casa.
Comprar terreno para construir casa
Com os preços das casas a subirem muito mais do que os salários em Portugal, bem como nos EUA, torna-se cada vez mais difícil comprar casa. Importa, então, considerar uma outra opção: comprar um terreno para construir casa, referem os especialistas. Há vários terrenos fora dos grandes centros urbanos a preços mais convidativos, o que implica o pagamento de um menor IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis). E, depois, a construção da casa pode ser levada a cabo por ti e pela tua família junto de um empreiteiro, e por fases consoante as poupanças disponíveis.
Além disso, há crédito habitação construção que tem a vantagem de se começar a pagar os juros do empréstimo enquanto decorre a construção do imóvel (isto é, ter períodos de carência de capital). E esta modalidade pode ainda ter prazos mais alargados, o que permite reduzir as prestações da casa a pagar todos os meses (cuidado que aqui pode-se pagar mais juros).
Mas não há só vantagens. Claro está que tens de lidar com toda a burocraciaenvolvente (como os processos de licenciamento que são lentos) e precisas de ter capital próprio para avançar com o empréstimo habitação construção (a banca em Portugal só financia no máximo 90% do valor total). Além disso, o capital do crédito é libertado por tranches à medida que a obra for avançando e mediante visitas do perito do banco.
Comprar casa para arrendar
Há quem resolva comprar casa para, depois, colocá-la no mercado de arrendamento. Em Portugal, a rentabilidade deste negócio tem vindo a subir, mas os riscos do investimento também, tal como refere o estudo do idealista. A grande vantagem é que, assim, tens os inquilinos a pagar parte ou a totalidade da prestação da casa, caso haja empréstimo, podendo ter ainda um rendimento extra. Por outro lado, deves considerar que ser senhorio também tem custos, como com a manutenção da casa. E corres ainda o risco de os arrendatários deixarem de pagar as rendas e entrar em processos de despejos demorados.
Pedir dinheiro emprestado aos pais
Quem quer mesmo comprar casa, mas ainda não tem dinheiro suficiente para pagar todas as despesas inerentes (como o IMT e outros impostos, escritura, dar entrada no crédito habitação, entra outras), pode recorrer às poupanças da família. Se os teus pais tiverem economias que não lhes façam falta, podem fazer uma doação desse dinheiro para te ajudar a comprar casa. E a boa noticia é que as doações em dinheiro de pais para os filhos não têm de ser declaradas no IRS.
Renovar e ampliar a casa da família
Outra forma de teres o teu próprio espaço e não ficares a viver longe da tua família passa precisamente por avançar com obras que permitam expandir a casa dos teus pais, por exemplo. Assim crias um espaço só teu, poupas dinheiro e não tens de contratar um crédito habitação de montante elevado. Mas claro que tens de ter um convívio familiar saudável para avançar com o projeto de remodelação da casa e a autorização dos teus pais. Além disso, deves certificar-se quais são as licenças necessárias para o fazer.
Comprar casa num concelho mais barato
Se estás maioritariamente em teletrabalho ou pensas em mudar de emprego, esta dica é para ti. É certo que as casas para comprar estão caras junto aos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto, bem como nas capitais de distrito portuguesas. Mas se viajarmos para o interior do país encontramos os 10 municípios mais baratos para comprar casa. E aí podes adquirir a tua habitação e contratar um crédito habitação, com uma taxa de esforço muito inferior. Mas tudo isto implicaria uma mudança na tua vida, pelo que podes ficar mais longe do trabalho, da família e dos amigos, bem como do dinamismo cultural e dos serviços que as grandes cidades oferecem.