12 de Setembro, 2023 gcoelho

Arrendamento de casas a estudantes: como agir e dicas a ter em conta

Fazer uma pesquisa de mercado e analisar bem as diferentes propostas de arrendamento são as dicas principais, alerta a Deco.
Arrendamento de casas a estudantes
Foto de Eliott Reyna na Unsplash
Adeus férias, olá escola. Para muitos jovens, está prestes a arrancar mais um ano escolar. Quem entrou no Ensino Superior e está deslocado de casa enfrenta desde logo uma preocupação: encontrar um alojamento. Uma tarefa que pode ser complicada, tendo em conta os preços praticados no mercado de arrendamento em Portugal, nomeadamente em Lisboa e Porto. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos como proceder e por onde começar. E damos alguma dicas.

Entrei no curso de Ensino Superior que pretendia, mas tenho de me mudar para a cidade do Porto. Estou preocupado com as responsabilidades e despesas futuras, nomeadamente com o alojamento e os serviços públicos essenciais. Que dicas me podem dar?

Começamos por te congratular por esta nova etapa da tua vida e desejamos-te muitos sucessos! A Deco quer apoiar-te e a todos os jovens universitários que precisam de se instalar noutra cidade e de celebrar contratos de prestação de serviços. Esta é, sem dúvida, uma nova aventura carregada de responsabilidades, maior independência e autonomia.

Se estiveres informado e esclarecido acerca das principais áreas do consumo, as novas relações de consumo serão bem mais tranquilas.

Alojamentos para estudantes
Foto de Alexis Brown na Unsplash

O que é preciso saber sobre o alojamento

Fazer uma pesquisa de mercado e analisar atentamente as diferentes propostas de arrendamento são as dicas principais. Poderás contactar as associações de estudantes, serviços de ação social das instituições de Ensino Superior, amigos de confiança e familiares para iniciar a escolha de alojamento. Referimo-nos, por exemplo, a residências das próprias universidades ou residências privadas.

A internet, desde que pesquises em páginas fidedignas e seguras, abre, também, várias opções para o alojamento.

Antes de decidir, aconselhamos-te a visitar os espaços e a ler cuidadosamente os contratos, salientando, desde já, que é contraproducente aceitar arrendamento sem contrato escrito.

O que é preciso saber sobre os Serviços Públicos Essenciais

Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de comunicações eletrónicas, água, luz gás já estão incluídas. Portanto, esclarece logo esta questão.

Se os serviços públicos essenciais não estiveram contratados, terás de o fazer e para tal terás de ser titular de um contrato de arrendamento. Reforçamos, pois, a importância de o celebrar por escrito.

Publicámos no nosso site o Guia do Consumidor Estudante que responde a todas as tuas dúvidas. Passa por lá.

Fonte: Idealista/news