27 de Julho, 2023 gcoelho

Lisboa é a cidade onde as rendas mais valorizam

Lisboa é a cidade onde as rendas mais valorizam. Segundo um research da Savills, que monitorizou 30 cidades em todo o Mundo, Lisboa aparece como a cidade onde as rendas mais valorizam durante o primeiro semestre de 2023.

Em média, do conjunto das cidades analisadas, as rendas subiram 2,6% durante os primeiros 6 meses do ano, perante uma escassez de oferta, sobretudo de produto com qualidade, num mercado ainda com uma forte procura, sobretudo com pressão de procura estrangeira.

Lisboa, Singapura e Berlim encontram-se no topo da lista com as maiores subidas nos valores de arrendamento. São, aliás, muito poucas as cidades que registaram quedas nas rendas. Destaque para Miami e São Francisco.

A subida das rendas foi bastante superior ao movimento nos preços, fazendo com que as yields em Lisboa tenham igualmente subido. O valor médio das yields situou-se nos 3%, no conjunto das cidades analisadas, com Dubai, Los Angeles e Nova Iorque a registarem um valor próximo dos 5%.

Yields na habitação em Lisboa nos 4%

Analisando os dados publicados pelo INE, relativamente a preços e rendas medianas na habitação, concluímos que o primeiro trimestre de 2023 terminou com um valor de 4,4% de yields em Lisboa. Trata-se de um aumento significativo face a Dezembro de 2022, reforçando a análise feita pela Savills.

O impacto da subida das rendas é, pois, visível, juntamente com o impacto da subida nas taxas de juro. O diferencial entre um “activo sem risco” (medido pelas yields das obrigações do tesouro a 10 anos) e as yields na habitação é cada vez menor, apesar da subida das últimas. Ao mesmo tempo, o financiamento de investimentos em buy-to-let torna-se menos interessante pela proximidade dos indexantes.

 

Fonte: Out of the Box