Os mosquitos podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas repelentes naturais que podem fazer milagres.
As temperaturas sobem e alguns hóspedes muito irritantes aparecem nas nossas casas: os mosquitos. Este pequeno inseto é capaz de nos roubar a paz enquanto jantamos tranquilamente na esplanada e nos desesperam com as suas picadas. E o pior é que podem ser transmissores de doenças para os humanos e para os nossos animais de estimação.
Existem soluções muito eficazes para evitá-los em casa, por exemplo, redes mosquiteiras ou aqueles aparelhos que ficam ligados à tomada e emitem odores ou ultrassons que os afugentam. Mas quando estamos no pátio ou no terraço é mais difícil afugentá-los. Em ambos os casos, existem alternativas e remédios caseiros que funcionam e que os especialistas do Habitissimo nos explicam.
Limão e cravo
É o remédio mais tradicional e tão simples como cortar limões em dois e espetar alguns cravos na polpa. Basta distribuí-los pela casa, o mais próximo possível daquelas áreas onde estamos habitualmente, como a cama ou o sofá. Se há uma coisa que os mosquitos odeiam são os aromas cítricos.
Sprays caseiros
Uma maneira de espantar os mosquitos que é muito agradável para os humanos é fazer aerossóis e borrifar os quartos com eles. Prepará-los é muito fácil, basta misturar água num recipiente com algumas gotas de óleo essencial de limão ou eucalipto. São aromas que esses insetos não suportam.
Também podes fazer sprays com citronela, manjericão ou camomila. Mas, nesses casos, a mistura requer um pouco mais de tempo de preparo, pois é preciso colocar as ervas em água fervente e deixá-las descansar antes de coar e pulverizar.
Plantas aromáticas
Qualquer um dos remédios acima é perfeito para dentro de casa. Mas o que acontece quando estamos nos espaços exteriores? A melhor forma de espantar os mosquitos é colocar plantas aromáticas. Podemos achar o aroma de menta, manjericão, lavanda ou hortelã muito agradável. Mas os mosquitos têm outros gostos, então podemos relaxar tranquilos e sem companhias indesejadas.
Citronela
A citronela merece uma menção à parte, pois com ela podem ser feitos vários remédios para evitar que os mosquitos colonizem as nossas casas. O mais fácil é colocar vasos com essa planta em pontos estratégicos da casa. Mas também podes fazer um spray com ele ou colocar perto de nós velas perfumadas com o seu cheiro.
Vinagre e alho
O seu cheiro é muito menos agradável do que o de frutas cítricas ou plantas aromáticas, mas se não gostamos muito, os mosquitos odeiam. Para não incomodar muito, o truque é colocar recipientes com duas partes de água e uma parte de vinagre branco perto de portas e janelas.
Armadilhas antimosquitos
Os truques anteriores servem para espantar os mosquitos, mas se queremos matá-los precisamos de algo diferente. As armadilhas são eficazes e fáceis de fazer.
Basta cortar uma garrafa de plástico na zona da boca e colocar no seu interior uma mistura de água, açúcar e fermento. Em seguida, colocar a parte que foi cortada para dentro, com a boca voltada para dentro da garrafa, e embrulhar com papel ou um pano escuro. Os mosquitos entrarão na armadilha atraídos pelo cheiro da mistura, mas não conseguirão sair.
Essa outra armadilha é mais fácil: basta encher um recipiente com água, algumas colheres de açúcar e um pouco de vinagre. Os mosquitos virão até ela atraídos pelo cheiro, mas ficarão presos e morrerão afogados.
Fonte: Idealista/news