Além de melhorar a qualidade de vida, a instalação de elementos que facilitem a acessibilidade agregará mais valor à casa.
O bom tempo está chegar e é por esta altura que darás mais uso à tua segunda casa, aquela que tens na praia ou montanha. Até podes pensar em ir lá antes mesmo do verão chegar, e assim poder aproveitar mais. Só tem um ponto negativo: a casa está a envelhecer e as escadas de acesso já não estão boas, por exemplo. Também pode acontecer que a segunda residência seja usada como arrendamento por temporada e claro, a falta de acessibilidade vai impedir que um certo público chegue.
A maioria das casas não dá resposta aos critérios de acessibilidade universal. Embora o uso de segundas residências não seja tão frequente quanto a residência principal, é igualmente importante adaptá-la para melhorar a inclusão e garantir o acesso, por exemplo, a pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, irá valorizar a casa na hora de vendê-la, se for o caso. Eis o que podes fazer.
Soluções para o exterior
- Existem diferentes soluções, tanto para o exterior da casa como para o interior. No exterior é comum, ainda mais se os edifícios forem antigos, existirem escadas de acesso à porta principal, à garagem, nas zonas comuns… Neste caso, as cadeiras elevatórias exteriores podem ser uma excelente solução. Se optares por uma, deve escolher uma que resista às condições climáticas adversas, seja chuva, baixas temperaturas, sol…
- Outra opção para o lado de fora são as rampas, é uma alternativa muito difundida, mas é preciso ter cuidado porque podem ser escorregadias e, às vezes, muito íngremes.
- Além dos elementos anteriores, não devemos esquecer outros como pavimentos antiderrapantes e barras de apoio. Além disso, as portas de acesso devem ser largas o suficiente para permitir a passagem de uma cadeira de rodas ou andarilho.
Soluções para o interior
Em residências com dois ou mais andares, é cada vez mais comum a instalação de um elevador unifamiliar. Estes são sem dúvida um ótimo investimento para aumentar o valor de mercado da casa.
Também não custa nada eliminar alguns elementos, como tapetes, que podem atrapalhar a passagem de pessoas com mobilidade reduzida, bem como ajustar a altura dos móveis e instalar portas de correr e barras de apoio em locais estratégicos como a casa de banho.
Fonte: Idealista/news