11 bairros municipais de Lisboa, 129 edifícios e mais de 2000 frações vão ser alvo de intervenções de fundo ao abrigo do programa da Gebalis “Morar Melhor”.
Arranca amanhã, 6 de Junho, no Bairro dos Alfinetes, freguesia de Marvila, a primeira fase de intervenções de fundo que a Gebalis vai levar a cabo nos bairros municipais que se encontram sob sua gestão.
Com vista a proporcionar mais qualidade de vida aos residentes do Bairro dos Alfinetes, composto por um edificado cuja construção se desenvolveu entre 1995 e 2001, a Gebalis inicia aqui a implementação no terreno do seu programa “Morar Melhor”, um plano de intervenções global com uma dotação financeira de 40 milhões de euros – valor consagrado no contrato-programa acordado com a Câmara Municipal de Lisboa e que tem um prazo de vigência entre 2022 e 2026.
A Câmara Municipal de Lisboa já manifestou que tem por objetivo aumentar de forma significativa o investimento no programa “Morar Melhor” com um novo contrato-programa.
Os objetivos fundamentais da empresa municipal ao dar início e estas obras de recuperação e reabilitação do Bairro dos Alfinetes – que vão alargar-se a outros 10 bairros sob gestão da Gebalis – têm uma forte componente social, passando sobretudo pela manutenção e reforço da segurança da comunidade, assim como pelo necessário bem-estar geral da população. Para esse efeito, as empreitadas em curso neste local vão abranger um total de sete edifícios e 68 frações no intuito de, com as intervenções previstas nas coberturas e nas fachadas, oferecer ao edificado uma maior harmonia arquitetónica, segurança, conforto, e melhores condições de habitabilidade aos residentes.
O “Morar Melhor – Programa de Reabilitação de Bairros Municipais de Lisboa” terá continuidade durante as próximas semanas no Bairro Padre Cruz e no Bairro da Boavista.
Nas palavras de Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, a fase de intervenções de fundo nos bairros municipais de Lisboa que agora se inicia “reflete por completo o compromisso e o esforço da Câmara Municipal de Lisboa e da Gebalis em garantir à comunidade a qualidade de vida e o conforto habitacional que todos merecem, sendo o programa ´Morar Melhor` um instrumento fulcral para atingirmos os nossos objetivos”.
Fonte: Diário Imobiliário