29 de Maio, 2023 gcoelho

5 plantas de interior que crescem bem com pouca luz

Fica a conhecer cinco das melhores espécies para teres em tua casa se tens espaços com pouca ou nenhuma luz solar.

 

Sala decorada com plantas de interior
Canva
Redação

Decorar a casa com plantas permite-te organizar os espaços à tua medida, tornando-os mais elegantes e com um toque mais saudável. Mas para isto acontecer há que eleger o local da casa mais adequado, uma vez que as plantas têm diferentes necessidades de luz para sobreviverem. As plantas para além de transformarem o aspeto de uma casa, transmitem tranquilidade, calma e paz.

Deixamos-te aqui uma lista de plantas de interior resistentes, decorativas e que não requerem muita luz…umas mais altas do que outras, umas com flores e outras sem, umas mais simples e outras suspensas.

Plantas de interior resistentes: Saintpaulia lonantha

Violeta africana planta interior pouca luz
Canva

Entre as mais belas plantas de interior que não necessitam de muita luz está certamente a Saintpaulia Ionantha, também conhecida como “violeta africana”. As flores têm forma de coração e apresenta-se com diversas cores como roxo, rosa, azul, branco ou amarelo, com a folhagem verde carnuda. É, sem dúvida, uma boa opção para colorir os cantos neutros da casa, durante todo o ano. E quanta água requer? Apenas a suficiente para manter a terra húmida do vaso.

Suculentas de interior: Aloé Vera

Aloe vera interior
Canva

Aloé Vera é uma das plantas de interior que não necessita de muita luz. Para além de poder tornar o teu apartamento mais acolhedor e mais elegante, tem também propriedades benéficas, a sua seiva é calmante e curativa. Exige pouca água: em períodos quentes pode ser regada quinzenalmente e em períodos frios basta apenas uma vez por mês. Justamente por isso, é a planta perfeita para quem não tem o dom da natureza, mas quer trazê-la para dentro de casa.

Plantas suspensas de interior: Tradescantia Ruppius

Plantas suspensas
Canva

Já te perguntaste qual será a planta que se dá bem no escuro? Aqui tens a resposta: Tradescantia Ruppius. É conhecida por ser uma planta simples, de fácil sobrevivência e com um diversas folhas em tons de vermelho, roxo escuro e uns raiados cor-de-rosa. Costuma ser utilizada para decorar vasos suspensos, como os de macramé que são uma tendência, colocar em prateleiras altas fixadas à parede, entre outros.

O conselho é regá-la um par de vezes durante a semana nas épocas de mais calor e colocá-la perto de uma janela, para que as folhas encontrem a luz ideal para manter a sua cor e evitar que se queimem.

Plantas altas de interior: Zamioculcas

Plantas com pouca luz e água
Canva

As Zamioculcas é uma das plantas de interior mais utilizadas para dar cor e vida a uma casa, de forma sóbria e elegante, e que requerem pouca luz direta e pouca água. Caracteriza-se por ser grande e alta, com folhagem brilhante de uma cor verde intensa. É uma planta que adora a luz ténue que penetra pelas janelas da casa e que pode chegar a atingir até uns 80 centímetros (cm).

Apesar de não dar flores, eis aqui uma bela razão para elegeres este tipo de planta para a tua casa e até mesmo para o teu quarto: à noite as Zamioculcas libertam oxigénio, em vez de dióxido de carbono.

Plantas de interior com flor: Orquídea Cattleya

orquídea cattleya para ter em casa
Pixabay

Uma outra opção muito popular são as orquídeas, plantas de interior que necessitam de pouca luz e que vivem bem em qualquer apartamento. Mais especificamente a orquídea Cattleya, que é uma das espécies preferidas para embelezar as casas. Embora estas necessitem de ser vaporizadas com frequência e regadas com alguma regularidade (no inverno apenas uma vez por semana e nas alturas de temperaturas mais elevadas 2 a 3 vezes por semana, garantindo que a terra não fica muito seca).

 

Fonte: Idealista/news