24 de Março, 2023 Lucas Lopes

Mercadona “aterra” em Lisboa: câmara aprova loja no Lumiar

Primeiro espaço da cadeia de supermercados espanhola na capital vai nascer num edifício na Quinta do Lambert e terá 3.422 m2.

O plano de expansão da Mercadona em Portugal vai ganhar um novo capítulo, com a chegada a Lisboa da cadeia de supermercados espanhola. A primeira loja da marca na capital vai nascer no Lumiar, em concreto num edifício na Quinta do Lambert que terá dois pisos e uma área comercial de 3.422 metros quadrados (m2).

A proposta submetida à Câmara Municipal de Lisboa pela empresa detentora da marca Mercadona em Portugal, a Irmãdona Supermercados, foi aprovada esta quarta-feira (22 de março de 2023) em reunião municipal, tendo tido luz verde, com votos favoráveis do PS, da coligação de direita Novos Tempos, do Livre e dos deputados Rui Franco e Floresbela Pinto. Já PCP e BE votaram contra, escreve o ECO.

De acordo com a publicação, que se apoia na proposta submetida à autarquia pela Irmãdona Supermercados, em março de 2021, o projeto prevê obras de ampliação nos pisos -1 e 0 de um edifício destinado a comércio e serviços – “essencialmente obras interiores” e sem mexer no número de pisos –, que ficará com uma área comercial de 3.422 m2. Será ainda construída uma rotunda para acesso à loja.

Fonte oficial da Mercadona adiantou que a loja em causa “faz parte dos estudos” que a empresa leva “a cabo em todo o país, com o objetivo de prosseguir com o plano de expansão”. Não confirmou, no entanto, que esta venha mesmo a ser a primeira loja a abrir em Lisboa.

Mercadona duplica o investimento em Portugal em 2023

Num comunicado enviado recentemente às redações, a Mercadona anunciou que duplicou o investimento em Portugal em 2023, tendo aberto dez lojas em 2022, alcançando as 39 no país. Para este ano, está prevista a abertura de cerca de mais dez espaços, nomeadamente em Mercês (Sintra), Alverca, Torres Vedras, Massamá (Sintra), Corroios (Seixal) e Figueira da Foz.

“A Mercadona atingiu um volume de vendas de 737 milhões de euros e contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. (…) Para continuar a impulsionar o seu plano de expansão em Portugal, a empresa prevê investir ao longo deste ano 280 milhões de euros, que se destinam à abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim”, lê-se na nota.

Autor: Redação
Fonte: Idealista