6 de Março, 2023 Lucas Lopes

Os seis melhores restaurantes de Lisboa

Descubra o que o #TipyFamilyGroup preparou para si.

Por: Inês Duarte Gaiola

Tanto Lisboa como a Margem sul do Tejo, estão repletas de maravilhas naturais, histórias e culturais. Maravilhas essas que, as suas gentes se orgulham de transportar para a gastronomia. Desde a cozinha tradicional, passando pela cozinha de autor, até às marisqueiras, apresentamos-lhe seis restaurantes em Lisboa que, vai ter mesmo de colocar nos favoritos do telemóvel.

Se gosta de experimentar sabores e descobrir novos amores, preparámos o roteiro de restaurantes que vai mesmo ter de conhecer! Se por acaso, ainda não conhece o melhor que a cidade de Lisboa tem para lhe oferecer, deixamos uma certeza: não se vai arrepender. Aproveite o fim de semana e vá descobrir novas experiências gastronómicas!

 

  1. Belcanto

 

Inaugurado no Chiado, em 1958, é um restaurante que desde cedo se tornou bastante conhecido no seio da sociedade cosmopolita. Adquirido em 2012 pelo  Chef José Avillez, reabre, renovado ao seu estilo e conceito. Neste mesmo ano, recebe a sua primeira estrela Michelin e em 2014 a segunda. Para além de todas as características que o tornam único e especial, o “Belcanto” ocupava, em 2022, a 46ª posição entre os 50 melhores restaurantes do mundo, classificados pelos ‘World’s 50 Best Restaurants‘, sendo este o único restaurante português a alcançar tamanha distinção. Encontre o melhor da gastronomia portuguesa contemporânea e muito mais, no centro histórico de Lisboa, na Rua Serpa Pinto 10A.

  1. A Cevicheria

Inspirado nas suas viagens e nas influências peruanas, o Chef Kiko, criou um restaurante de autor que tem na sua gênese, não só novas formas de confecionar, como de apresentar um ingrediente tão característico e apreciado no nosso país: o peixe. Com um espaço decorado em tons de azul e branco –  ou não fosse o seu objetivo enaltecer o mar – por entre sabores portugueses, asiáticos e tropicais, há de tudo para todos os gostos. Cada prato promete ser uma experiência única, onde o cunho do chef está presente em cada detalhe. Aproveite e antes da refeição prove o Pisco Sour, o tradicional cocktail peruano. Visite este incrível espaço, situado num dos bairros mais emblemáticos da cidade de Lisboa, na Rua Dom Pedro V nº129 e venha provar ceviche puro – confecionado com peixe branco da época, puré de batata doce, cebola, algas e leite de tigre. 

2. 100 Maneiras

Criado pelo chef Ljubomir Stanisic, este é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade de Lisboa. O seu estilo irreverente caracteriza este espaço. Venha sair da rotina e descubra 100 maneiras e sabores na Rua do Teixeira nº39, no Bairro Alto. Este foi um projeto escolhido para integrar a lista dos Best Discovery, compilada pela organização dos The World’s 50 Best, em apenas nove meses de abertura ao público. Foi ainda vencedor de uma estrela Michelin em 2021, um dos maiores e mais importantes reconhecimentos do mundo da gastronomia. Para além disto, o seu restaurante foi ainda eleito como o melhor do mundo nos “Restaurant Awards da revista Monocle”.

3. SEEN Lisboa

Criado pelo chef Olivier, o melhor hotspot de Lisboa fica localizado no rooftop do Tivoli Avenida da Liberdade, nº 185 e 9º piso. Com um total de seis marcas de assinaturas do Chef, é considerado um ícone na história da restauração em Portugal. Este conseguiu trazer, com as ideias e cardápios dos seus espaços, novas tendências e conceitos totalmente diferenciadores. Os 22 anos de carreira deste profissional, fizeram-no chegar ao topo! No “SEEN Lisboa”, para além de uma vista privilegiada para a cidade, da decoração magnífica e sofisticada, a música ambiente fica por conta do DJ residente. Com uma ementa variada, onde estão bem presentes as culturas portuguesa e brasileira, pode ir do peixe mais sofisticado, à melhor carne do mercado e nunca descorando a opção vegetariana. Venha visitar o restaurante mais trendy de Lisboa!

4. Alma

Localizado no edifício da histórica livraria Bertrand, considerada a mais antiga do mundo, o restaurante Alma criado pelo chef Henrique Sá Pessoa, alcançou no ano de 2016 uma estrela Michelin. Este inspirou-se nas suas viagens pelo mundo para criar o cardápio, mas sem nunca deixar de lado a influência lisboeta e nacional. O espaço do restaurante é inovador, moderno e para além, do menu à La Carte, pode ainda degustar de dois menus à sua escolha: “Alma” e “Costa a Costa”, divididos em 5 etapas distintas. O “Alma” é inspirado nos clássicos do chef e o “Costa a Costa” é uma perfeita homenagem aos peixes e mariscos da costa portuguesa. Visite este espaço na Rua Anchieta nº15, em Lisboa.

5. Panda Cantina 

Apesar de ser um tipo de comida bastante específico, apostamos que muitos são aqueles que o elegem como o restaurante com as melhores sopas asiáticas de Lisboa e, quem sabe, até mesmo do mundo.  Se é fã de ramen, temos boas notícias para si! Para além de poder encontrar o Panda Cantina na Baixa Chiado (Rua da Prata nº252) e no Príncipe Real (Rua de São Marçal nº86), agora já vai poder degustar este prato na Rua Joaquim António de Aguiar, perto do Parque Eduardo VII,  entre o Marquês de Pombal e as Amoreiras. Este é um espaço interior bem reduzido, tal como todos os outros, mas há algo que o difere: tem esplanada! Se ainda não conhece e ficou curioso, saiba que existem três tipos de ramen no Panda Cantina: o de carne de vaca, porco e o vegetariano, com tofu. Todos custam 9,30€. Caso peça a taça maior, fica a 11,90€. Se ainda não conhece e nunca provou, experimente e conte-nos a sua experiência.

Na sua opinião, qual o melhor restaurante da capital do país?