23 de Fevereiro, 2023 Lucas Lopes

Os 6 chefs que escolheram Lisboa para abrir os seus restaurantes

Escolhemos apenas os melhores.

Com a evolução dos tempos, são cada vez mais os chefs que apostam na reinvenção e inovação dos sabores nacionais. Lisboa, a cidade das sete colinas, tem a sido a eleita para a abertura de muitos destes restaurantes, quer sejam de alta cozinha, cozinha de autor ou ambientes mais informais.

Para que saiba exatamente que chef escolher na hora de optar pelo melhor restaurante da cidade, deixamos-lhe a lista que promete surpreende-lo: pratos de assinatura, menus de degustação, estrelas Michelin e muito mais! Venha descobrir.

  1. José Avillez

Natural de Cascais, o português e cozinheiro, José Avillez, formou-se em Comunicação Empresarial e realizou, no início da sua carreia, vários estágios de cozinha em Portugal e pelo mundo.

“Belcanto”, o restaurante, aberto desde 1958 no Chiado reabre, anos mais tarde em 2012, remodelado por José Avillez. Este é considerado um dos melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best  Restaurants” e  afirma-se assim, como o primeiro, em Lisboa, a ser distinguido com duas estrelas Michelin e, José Avillez, o primeiro chef a nível nacional a receber esta distinção.

Saiba que, para além deste, pode também provar as especialidades do Chef Avillez, no Chiado em Lisboa, no “Encanto”, no “Páteo”, na “Taberna”, no “Mini-Bar” e na “Pizzaria Lisboa”? Já o restaurante “O Cantinho do Avillez”, poderá encontrá-lo, também em Lisboa no Chiado, no Parque das Nações, em Cascais e na cidade do Porto. Descubra ainda na capital do país, no Él Corte Inglés, “A Tasca Chic”!

 2. Henrique Sá Pessoa 

O seu restaurante –Alma– integra a nossa lista dos “Melhores restaurantes de Lisboa“. Este é conhecido como o “Jamie Oliver de Portugal”, após ter apresentado o programa de televisão “Entre Pratos”.

Depois das suas viagens por Londres, Sydney e Estados Unidos regressou a Portugal, mais criativo que nunca! E foi assim que, no ano de 2009, inaugura o seu primeiro restaurante em Portugal – Alma -, que reabre remodelado, anos mais tarde em 2015, na baixa da cidade.

Para além deste, conta ainda com o “Cais da Pedra” e um espaço no Mercado da Ribeira. Já em 2017, decidiu alicerçar a cozinha espanhola, à portuguesa e o resultado foi: o “Ibérico Tapisco“. Pessoa, é sem dúvida um chef que veio revolucionar a gastronomia portuguesa, sendo o terceiro na história a ser reconhecido com duas estrelas Michelin.

3. Ljubomir Stanisic

O chef e cozinheiro nascido na Bósnia, mais português de sempre. É assim que é conhecido em Portugal, muito por conta do programa televisivo “Pesadelo na Cozinha”. Assim que chegou ao nosso país, começou por dar cartas na cozinha criativa, em Cascais, antes de se mudar para a capital.

É um cliente assíduo do Mercado da Ribeira, onde todos os dias vai procurar os mais frescos ingredientes, utilizados no seu restaurante “100 Maneiras“. Para além deste espaço, conta já com o “Bistro – 100 maneiras“, no Largo da Trindade nº9. A sua vontade de fazer e conseguir sempre mais e melhor, fazem deste um dos chefs mais conceituados e reconhecidos em Portugal. No ano de 2020, Ljubomir Stanisic arriscou, mais uma vez, e abriu o seu negócio digital: uma loja online de livros, loiças e até mesmo blend de café.

4. Alexandre Silva 

Ficou conhecido após a sua participação no concurso televisivo “Top Chefe”, mas acabou por chefiar um dos restaurantes mais conhecidos de Lisboa, o “Bica de Sapato”. Mas foi finalmente, em 2015, que abriu o seu próprio restaurante de alta cozinha –Loco-,  na Estrela e já recebeu uma estrela Michelin em 2016, 2017 e 2018.

Pode também, degustar as iguarias deste chef no Mercado da Ribeira. Recebeu ainda seis estrelas de um crítico da Time Out, numa altura em que se avaliava de uma a cinco. Mais recentemente e depois de várias reviravoltas na sua vida, brinca de perto com o – Fogo – o seu novo restaurante. Aqui, tudo é cozinhado na brasa. Se gosta de assados, chegou ao sítio certo!

5. Bertílio Gomes 

Foi em 1998 que, Bertílio Gomes, conquistou o 1º lugar no concurso Jovem Cozinheiro do Ano. Dedicado, sobretudo à reinterpretação da gastronomia tradicional portuguesa e, com um olhar muito diferenciador sobre a cozinha, o chef aposta na comida como uma forma de cultura e de manifestação da identidade pessoal.

Diretamente, do Sul para a capital do país e depois ter aperfeiçoado o seu talento em Nova Iorque – no Culinary Institute of America– passou por espaços como o “Hotel da Lapa”, o “Bica do Sapato” ou o “Faz Figura”, mas foi em 2019 que, o chef Bertílio Gomes abriu em Lisboa a – “Taberna Albricoque”- um espaço marcado por várias experiências gastronómicas.

6. Joachim Koerper 

De nacionalidade alemã, foi em Espanha, no Girasol, que o chef Joachim conquistou a sua primeira estrela Michelin. Em 2004, escolheu Portugal para viver, ao integrar a equipa do – “Eleven“- conquistando assim, depois de um ano, a primeira estrela para Lisboa.

Deixamos-lhe uma curiosidade sobre o chef: sabia que, no seu primeiro dia como aprendiz de cozinha, há mais de 50 anos, no restaurante Konstance, na Alemanha, quase desistiu, após ter descascado 30 quilos de cebolas? Pois bem, é verdade. E hoje, é dono de um dos restaurantes mais conhecidos da cidade de Lisboa – “Eleven”. Um espaço que prime pela qualidade e sofisticação, considerado como um dos melhores do tipo gourmet da capital.

Na sua opinião, qual é o seu chef preferido? Conte-nos tudo nas redes sociais TipyFamilyGroup.

Por: Inês Duarte Gaiola