21 de dezembro, 2022 ines.gaiola@c21tipyfamily.com

Prepare a sua casa para o inverno com o #TipyFamilyGroup

Com a chegada do frio, da chuva e – por algumas partes do país – da neve, o conforto da nossa casa é o oásis perfeito depois de um dia de baixas temperaturas. Chegar a casa, pousar os casacos quentes, cachecóis e desfrutar de um ambiente acolhedor e confortável, vale tudo durante a estação mais fria do ano. Descubra com o #TipyFamilyGroup as dicas que vão manter a sua casa quente e aconchegante neste inverno.

Preparar a casa para a estação mais fria do ano, pode nem sempre estar no topo da sua lista de prioridades. Mas afinal de contas, é este o espaço que mais valorizamos e no qual temos a necessidade de nos sentir mais confortáveis. Por isso, deixe de lado a preguiça e prepare a sua casa para estes dias frios e cinzentos.

 

  1. Isolar portas e janelas

A isolação é fundamental para manter a casa quente nesta estação. Começar por isolar todas as portas e janelas é uma das principais dicas que farão a diferença nas suas noites de inverno. Para habitações mais antigas, opte pelo silicone ou pela fita adesiva isolante de borracha ou Policloreto de vinila (PVC).  Se tiver possibilidade, proceda a uma substituição dos caixilhos das janelas, estes que garantem todo o isolamento térmico do imóvel. Caso ainda não disponha, proceda à aplicação de vidros duplos. Se pelo contrário, se encontra em fase de construção, aposte fortemente no isolamento e em materiais de alta qualidade.

 

2. Manutenção do telhado e zonas exteriores  

Antes que o inverno cerrado chegue e não esteja preparado para toda e qualquer eventualidade que possa acontecer, antecipe-se. Verifique se o telhado e as telhas e se estes se encontram em boas condições. O ideal será evitar infiltrações que mais tarde poderão provocar danos mais complicados. Aproveite e coloque também na sua lista de afazeres a limpeza e verificação de tubos e canos exteriores. Não descore a parte exterior do seu imóvel, que também precisará também de manutenção adequada e alguns cuidados.

 

2. Ventilação

Não menos importante que a isolação, a ventilação é essencial para manter a sua casa sem humidade, principalmente nos dias mais chuvosos. Esta ajudará também a garantir o bom estado do imóvel. Uma correta ventilação é indispensável para conferir a renovação do ar, sem que exista desperdício de calor. Aposte num sistema de ventilação, este vai garantir-lhe a constante renovação do ar e manter o calor dentro da habitação.

 

3. Aquecimento é a palavra-chave!

No que diz respeito ao aquecimento, existem vários fatores que deverá ter em consideração, nomeadamente, as dimensões da casa, o investimento que está disposto a fazer – a longo e curto prazo – e sobretudo em que tipo de utilização tenciona apostar. Deixamos-lhe algumas soluções que poderão ser viáveis no aquecimento do seu imóvel: recuperadores de calor para lareira, salamandras, ar condicionado, soluções de aquecimento a gás e emissores térmicos. No que diz respeito a outras divisões da casa, como é o exemplo da casa de banho, opte por um aquecedor de toalhas elétrico.

 

4. Use e abuse dos têxteis

E agora no que diz respeito também à decoração, chegou a altura ideal para decorar a casa com almofadas, cobertores e mantas. Esta é uma das maneiras mais econômicas para conferir um ar aconchegante e acolhedor ao seu lar. Aposte em lençóis polares ou de flanela, almofadas de veludo ou mantas de malha. Para além de conferir um ar mais coozy aos espaços, vai tornar as suas divisões muito mais acolhedoras. Uma dica rápida, fácil e muito económica!

O inverno chegou e queremos saber: quais as dicas que vai começar a colocar em prática? Conte-nos tudo nas redes sociais do #TipyFamilyGroup.