15 de Novembro, 2022 Lucas Lopes

Lisboa: Proposta de isenção de IMT para jovens até aos 35 anos

No caso de aprovação, jovens até aos 35 anos que comprem casa pelo valor máximo de 250 mil euros em Lisboa, deverão poupar em média cerca de 3,3%.

Segundo a informação adiantada pelo Jornal Expresso, Carlos Moedas apresentou a medida, incluída no orçamento da cidade para 2023, que garante a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões) para os jovens adultos até aos 35 anos, que comprem casa na capital do país por um valor máximo de 250 mil euros.

Prometida durante a campanha eleitoral para as autárquicas do ano passado, a isenção proposta pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, poderá incluir o orçamento do município para 2023 – apresentado esta semana – e no caso de aprovação, entrará em vigor a partir de 1 de janeiro. Ainda de acordo com o mesmo órgão, a isenção custará aproximadamente 4,5 milhões de euros à autarquia lisboeta.

Os imóveis avaliados até 250 mil euros, representam 45% das compras realizadas em Lisboa, por jovens adultos com menos de 35 anos. Deste modo, os compradores pouparão em média cerca de 3,3% do montante da compra de casa, um valor que poderá chegar aos 3.800 euros.

Fonte: Expresso

Por: Inês Duarte Gaiola