12 de Outubro, 2022 Lucas Lopes

Alojamento Local: Diárias superam os 300 euros na Baixa de Lisboa e na Ribeira do Porto

As diárias na gama mais alta do Alojamento Local atingiram em Julho um valor recorde de mais de 300 euros quer em Lisboa quer no Porto. Na capital, este preço foi praticado na Baixa, onde uma noite de Alojamento Local nesta gama atingiu os 356 euros, e na Invicta foi observado na Ribeira, onde a noite foi vendida a 327 euros. Nesse mês a diária média do Alojamento Local em Lisboa fixou-se em 121 euros e no Porto em 108 euros. Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da base de dados SIR-Alojamento Local.

As diárias médias também atingiram novos níveis de preço em Julho quer em Lisboa quer no Porto, mercados onde o patamar dos 100 euros foi superado recentemente. Em Lisboa as diárias médias do Alojamento Local atingiram os 100 euros pela primeira vez em Abril deste ano, com os meses seguintes a consolidarem este patamar de preço. No Porto, os 100 euros de diária média foram alcançados em Junho, confirmando-se em Julho.

O comportamento das diárias faz eco do momento de grande vitalidade do Alojamento Local em termos de ocupação e RevPar. Em julho, Lisboa registou uma ocupação média inédita de 75%, atingindo um RevPar nunca antes alcançado, de 86 euros. No Porto, o Alojamento Local gerou um RevPar também histórico de 66 euros em Julho e uma ocupação média de 66%, bem próxima do anterior pico de 73% observado no período pré-pandemia.

No mês de Julho venderam-se 67.200 noites de Alojamento Local em Lisboa, com um volume de facturação de 8,2 milhões de euros. No Porto, o negócio somou 6,0 milhões de euros num total de 56.100 noites vendidas.

“O Alojamento Local foi um dos segmentos de alojamento turístico mais castigado pela pandemia e começou a dar sinais de recuperação apenas no início deste ano. O momento de viragem aconteceu na Páscoa, quer em Lisboa quer no Porto, com Maio e Junho a confirmarem a trajetória de forte retoma e Julho a consolidar o momento de desempenho inédito deste sector. De tal forma, que registamos o melhor Verão de Alojamento Local em termos de ocupação e rentabilidade” comenta Ricardo Guimarães, Director da Confidencial Imobiliário.

Fonte: BLOG CENTURY 21