22 de Agosto, 2022 Lucas Lopes

Preços das casas subiram quase 11% no 1º semestre

Os preços de venda da habitação em Portugal (Continental) registaram uma subida de 10,9% no 1º semestre deste ano, face ao semestre anterior, e de 17,6% face ao período homólogo, mostram os números mais recentes do Índice de Preços Residenciais, apurado pela Confidencial Imobiliário.

Este aumento dos preços, segundo a Ci, «reflete o ciclo de fortes subidas mensais observadas ao longo do ano». Nomeadamente, em junho os preços subiram 1,1% face a maio, mantendo as variações mensais acima de 1%, mas em mais de uma ocasião a subida mensal foi superior a 2%. Na análise trimestral, as taxas de variação são idênticas, de cerca de 5% em ambos os trimestres.

As variações registadas em Lisboa foram menos intensas que a nível nacional. Os preços das casas registaram uma subida semestral de 3,6% e homóloga de 10,6%. Pelo contrário, no Porto, as subidas foram de 11,1%, e de 19,6%, respetivamente.

Os números da Confidencial Imobiliário mostram ainda que, no 1º semestre, as vendas de habitação foram concretizadas com um preço médio de 2.046 euros/m², segundo o SIR – Sistema de Informação Residencial. Neste período, as vendas atingiram uma média de 4.220 euros/m² em Lisboa e 2.985 euros/m² no Porto.

Fonte: Vida Imobiliária