11 de Agosto, 2022 Lucas Lopes

Tudo o que ainda não conhece em Setúbal!

Por: Inês Duarte Gaiola

Das águas azuis e cristalinas, à areia fina, passando pelas paisagens inebriantes da Serra da Arrábida e terminando no belo do choco frito, assim é Setúbal! A cidade onde encontramos a praia eleita, como a Melhor Praia Europeia de 2017, pelo site European Best Destinations, a Praia dos Galapinhos! Fique por aqui, hoje mostramos-lhe o melhor que Setúbal tem para lhe oferecer.

Ideal para visitar em qualquer época do ano, é no Verão que vai conseguir tirar o melhor proveito desta zona do país. E para que vá bem preparado para a aventura, deixamos-lhe uma lista dos lugares obrigatórios a visitar. Tire uma semana de férias e venha conhecer o melhor da região Sul.

 

  1. Parque Natural da Serra da Arrábida 

Localizada na Península de Setúbal, com uma área total de cerca de 10.500 hectares, é uma reserva biogenética, que abrange os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra. Para além, da beleza das suas praias de areia branca e água cristalina, o Parque Natural da Arrábida foi construído devido à necessidade de preservação e conservação de bens naturais e históricos de grande valor e presentes nesta região. Aqui, vai poder descobrir grutas, castelos, paisagens e praias de tirar o fôlego!
Deixamos-lhe o nome de algumas das melhores praias: Praia da Ribeira do Cavalo, Praia dos Penedos, Praia do Portinho da Arrábida, Praia do Creiro e Praia dos Galapinhos.

 

2. Avenida Luísa Todi

Falamos-lhe agora da avenida principal da cidade de Setúbal. É aqui, que vai poder perder-se em ruas e ruas de lojas, ou se preferir, comer um gelado numa esplanada. Ainda assim, se nenhum destes planos lhe agradar pode, simplesmente, aproveitar para descansar num dos muitos jardins e espaços verdes da avenida. Aproveite para andar um pouco e ficar também a conhecer melhor o centro histórico da cidade.

 

3. Choco Frito à moda de Setúbal 

Chegámos à parte preferida para muitos: o choco frito tão característico da cidade de Setúbal! Encontrar esta iguaria não vai ser um grande desafio. Em qualquer restaurante de Setúbal vai poder saborear o delicioso choco frito, acompanho por batata frita, rodelas de limão que lhe vão conferir a acidez necessária e o belo do molho de maionese e coentros. Esta é daquelas experiências gastronômicas que não vai mesmo poder faltar na sua lista.

 

4. Fortaleza de São Filipe

Quem por Setúbal passa não pode ficar indiferente à Fortaleza de São Filipe, uma das maiores atrações de toda a cidade. Aproveite para relaxar e apreciar uma das paisagens mais bonitas de Setúbal, entre o final da cidade de Setúbal e o começo do Parque Natural da Serra da Arrábida. Benifícia da sua localização por se encontrar numa posição elevada. Deixamos-lhe também os nomes de outros pontos que pode visitar: o Forte de Santa Maria e o Forte de Santiago do Outão. Todos estes estão incluídos nos mais importantes bastiões da capital do rio Sado.

 

5. Moinho de Maré da Mourisca

Localizado na Herdade da Mourisca é um dos quatro moinhos de maré mais conhecidos do Estuário do Sado. Atualmente, conta com um centro de informação e lazer e pode optar por dois percursos pedestres. Atividades para realizar não lhe vão faltar. Pode observar através do telescópio, aves limícolas e plantas de sapal. Quando o calor apertar, faça uma pausa e beba algo fresco na esplanada.

 

6. Mercado Municipal do Livramento

Foi no ano de 2014 que a revista norte-americana “USA Today” reconheceu o Mercado do Livramento como um dos melhores mercados de peixe do mundo. Podemos afirmar com toda a certeza, que este é dos mercados, se não mesmo o mais diversificado e saboroso de todo o país. Traz consigo e gravado nas pedras mármore lá ao fundo as histórias e vivências de quem por ali passou e de quem por ali continuar a passar. Venha desfrutar da melhor gastronomia portuguesa, com um cheirinho incrível a mar!


      7. Tróia e Comporta

Claro que não podíamos terminar esta lista, sem falarmos de dois oásis: Tróia e Comporta. Tire um dia e atravesse o rio Sado de ferry de Setúbal para Tróia. Prometemos que não se vai arrepender e é uma das viagens mais bonitas. Talvez com um pouco de sorte consiga ver os golfinhos que por ali passam. As praias paradisíacas e os restaurante de peixes e marisco, esperam por si!

Fonte Imagem: Município Participado de Setúbal