10 de Agosto, 2022 Lucas Lopes

Os lugares que vai ter mesmo de visitar em Almada!

Escrito por: Inês Duarte Gaiola

Por entre praias de perder o fôlego, jardins e miradouros magníficos com paisagens privilegiadas para a capital e arredores, há ainda muito mais por descobrir! Comidas típicas e museus também estão na lista. Faça as malas e parta já hoje à descoberta!

Separada de Lisboa pelo rio Tejo, Almada é hoje considerada a 10º maior cidade do país. Se ainda não conhece, deixamos-lhe os melhores sítios para visitar, durante a estação mais quente do ano.

1. Santuário Nacional do Cristo Rei 

Tal como acontece no Rio de Janeiro, também em Portugal tem a oportunidade de subir ao Cristo Rei e ficar maravilhado com uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade. Mas deixamos-lhe um curiosidade: a figura foi esculpida à mão e foram utilizados, aproximadamente, 40 mil toneladas de betão. Construído no alto de um monte em Almada, este é um monumento, como já percebido, inspirado no Cristo Redentor. Sabia que a estatua tem 110 metros de altura? Se passar por aqui, este é um dos pontos de visita obrigatórios. Suba ao topo do pedestal e conte-nos como foi!

 

2. Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

Localizada no núcleo Histórico de Almada Velha, mais precisamente, na zona mais alta da cidade, conta com uma vista privilegiada sobre o Tejo. É aqui, que vai conseguir encontrar a arte aliada à natureza que tanto procura. Saiba que vai ter a oportunidade de visitar exposições e ter contato direto com a natureza, através das diversas plantações do jardim botânico, tais como: O Chão das Artes, Jardim dos Óleos, Jardim dos Pintores, Pomar das Gomas, anfiteatro, mata e estufa. A programação do espaço cultural centra-se na arte contemporânea, com especial atenção para a área do desenho e pode visitá-la todos os dias, incluindo sábado e domingo, das 10h às 18h.

 

3. Museu Naval  de Almada 

Se tem curiosidade em descobrir mais sobre a História da Construção Naval, chegou ao sítio certo! É perante a paisagem para o Tejo que o Museu Naval de Almada lhe oferece inúmeras exposições a cerca deste tema. Assim como, um conjunto de informações relativas à importância da construção naval nesta região. Este é um dos mais importantes preservadores da memória e entidade da cidade, no respeitante à área da construção e reparação naval em madeira, ferro e aço. Tal como as suas técnicas, os seus usos, costumes e impactos económicos. Estes que, ao longo de anos, têm moldado a História da Indústria. Não perca mais tempo e venha fazer uma viagem ao passado!

 

4. Solar dos Zagallos

O Solar dos Zagallos situa-se na povoação da Sobreda e conserva vários azulejos, estuques e pinturas das diversas épocas. Possui três capelas, nomeadamente, ao longo dos jardins. A capela de Santo António, encontra-se integrada no corpo do edifício, é detentora de ricas talhas, forrada a azulejos, que representam cenas religiosas e profanas. Após várias remodelações, é hoje um peça fundamental do património cultural do município almadense. Venha conhecer mais sobre a história de Almada e visite o Solar dos Zagallos. Para além de agradáveis passeios românticos ou em família, vai poder assistir a exposições de pintura, espetáculos musicais e comemorativos. Visite o Solar dos Zagallos de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h30 e domingos das 14h às 17h30.

 

5. Convento dos Capuchos

Se gosta de arte e religião o Convento dos Gapuchos é opção ideal! Este pertence à Ordem de São Francisco e fica localizado na área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, mais precisamente, no concelho de Almada. Saiba que, aqui vai conseguir contemplar, não só a Costa da Caparica, mas também a sua extensão de praias. Mas isto não é tudo. Vai ainda ter a oportunidade de se deliciar com a paisagem da costa de Lisboa, Estoril e Cascais. Venha aproveitar o melhor que Almada tem para lhe oferecer!

 

6. Jardim do Rio

A melhor vista para a Ponte 25 de Abril e para a cidade de Lisboa, é aqui! Acompanhado ou sozinho, venha desfrutar de uma tarde solarenga. Traga uma toalha e opte por fazer um piquenique, ou então se preferir, termine a tarde e aproveite o pôr do sol com vista privilegiada para a capital.

 

7. Elevador Boca do Vento 

Localizado em Cacilhas, faz ligação direta entre o centro histórico de Almada e o Jardim do Rio. Mas temos boas notícias para si: as viagens são gratuitas! Através da cabine de vidro, vai conseguir observar uma paisagem encantadora sobre a área metropolitana de Lisboa. Deixe-se encantar por uma das maravilhas almadenses.

 

8. Cais do Ginjal

Com o Plano de Requalificação aprovado mas ainda em curso, falta pouco conhecermos a nova frente ribeirinha de lojas, restaurantes e hotéis. Enquanto isso, aproveite para dar um passeio pelo Ginjal e de certeza que vai encontrar vários pescadores a exercerem por aqui a sua atividade. Termine a tarde e jante num dos típicos restaurantes que por aqui encontra e deguste de uma boa refeição com vista privilegiada para o Tejo. A foto de Instagram perfeita!

Fonte Imagem: Euro Dicas