3 de Agosto, 2022 Lucas Lopes

As dicas que prometem proteger a sua casa nas férias de verão!

Descubra tudo com a CENTURY 21 Tipy Family.

Já tem as malas prontas para embarcar nas tão esperadas férias de verão? Se ainda não pensou nisso, pode começar já hoje! O TipyFamilyGroup apresenta-lhe as dicas que vão proteger a sua casa enquanto estiver fora.

Embora Portugal tenha sido considerado pelo relatório “Global Peace INDEX 2022” o 6º país mais seguro do mundo, a verdade é que este número apresenta uma descida de três patamares, relativamente, ao 3º lugar alcançado em 2020. Mas bem, deixemo-nos de números! E não só por isto, mas também porque, é cada vez mais importante cuidarmos e zelarmos pelas nossas casas, trazemos-lhe as dicas que prometem proteger e salvaguardar o seu imóvel enquanto desfruta de uns belos dias de férias.

Após alguma pesquisa descobrimos as respostas à pergunta do momento: “Como proteger a minha casa enquanto vou de férias?”

1.Evite publicar informações sobre as férias nas redes sociais

Sim, todos sabemos que é muito complicado não fazer stories no Instagram, principalmente, quando vamos de férias… mas faça um esforço! Esta atitude vai ajudá-lo a que não deem pela sua falta, durante os dias em que estiver fora. Evite partilhar os seus planos de viagem com muitas pessoas, e restrinja essa informação apenas ao seu círculo mais próximo. Isto fará mais sentido para si, já a seguir.

 

2. Avise os vizinhos da sua ausência

Quando nos referimos ao seu círculo mais próximo, referimo-nos também e, principalmente, aos seus vizinhos. Avise-os quando for de férias e também da data prevista para o seu regresso. O facto de saber que pessoas da sua confiança estarão de “olho” na sua casa, irá permitir-lhe ter umas férias mais relaxadas e tranquilas. Peça-lhes também que retirem o seu correio, desta forma vai conseguir transmitir uma maior sensação de presença e vida à sua casa. Caixa de correio cheia nunca é bom sinal.

 

3. Verifique sempre: janelas, portas e fechaduras!

Esta é aquela dica, básica! Mas que muitas vezes, pode acabar por cair no esquecimento. É imprescindível que, antes de qualquer viagem, quer seja esta, de longa ou curta duração, nunca se esqueça de verificar muito bem todas as janelas, portas e fechaduras da sua casa. Confirme persianas, estouros, portas exteriores e portões. Caso não tenha garagem, o mesmo se aplica para o seu veículo. Certifique-se de que fica tudo bem fechado, antes de partir rumo à aventura!

 

4. Simule que há alguém em casa!

Uma das melhores dicas é deixar sempre uma luz de presença ligada, principalmente, na entrada de casa. Esta vai conferir uma sensação de presença ativa ao imóvel. Outra das alternativas, e como já falado na dica 2, é ter alguém da sua confiança que possa fazer uma visita à sua casa, de vez em quando, sobretudo, se estiver fora durante muitos dias. Regar as plantas, arejar os espaços, abrir as persianas e janelas vai transmitir uma presença ativa ao imóvel. No caso de não ter ninguém disponível para este efeito, aposte em sistemas automáticos de agendamento de abertura e fecho das luzes ou janelas. Indícios de casa desabitada nunca são bom sinal.

 

5. Cuide muito bem do seu jardim antes da viagem

Antes de viajar, retire algum tempo para tratar do seu jardim, este será um pequeno pormenor que fará uma grande diferença. Um jardim bonito, cuidado e aparado não será indicador de casa vazia. Muito pelo contrário! Faça o mesmo para todo o tipo de plantas e flores que tenha à volta de casa. Conferir um ar arranjado e cuidado à parte exterior do seu imóvel, vai fazer com este pareça habitado e afastar assim, as possíveis más intenções.

 

6. Instale um sistema de alarme ou videovigilância

Aposte na implementação de um bom sistema de vigilância! Este vai ser útil e indispensável em qualquer altura do ano, mas principalmente, nas férias de verão, quando passa mais tempo fora. Pense também em instalar um sistema de videovigilância. Tanto um como outro, serão uma mais-valia, para que qualquer ladrão pense duas vezes, antes de tentar entrar em sua casa. Um investimento que a longo prazo vai compensar.

Agora, está tudo nas suas mãos. E que tal, vai proteger a sua casa este verão?

Escrito por: Inês Duarte Gaiola