2 de Agosto, 2022 Lucas Lopes

Cuidar das plantas no Verão? Deixou de ser um problema!

As melhores dicas do TipyFamilyGroup.

Por: Inês Duarte Gaiola

Mudam-se os tempos, mudam-se se as vontades! E a chegada do Verão traz consigo novos e redobrados cuidados a ter com as suas plantas e flores. Tem dificuldade em mantê-las hidratadas e vigorosas? Para isso mesmo, selecionámos as 4 melhores dicas que prometem cuidar das suas plantas e deixá-las melhores que nunca, durante a época mais quente!

Atitudes simples, como rega-las a horas adequadas ou retirar as folhas secas em excesso, podem fazer toda a diferença na saúde e vitalidade das suas plantas e flores. Ansioso para pôr mãos à obra? Saiba os melhores segredos, já de seguida!

  1. Hidrate mais do que o costume, mas mantenha os níveis de humidade

Tal como os humanos, também as plantas precisam de mais água durante o verão. Para que, na estação mais quente do ano, estas continuem bonitas e saudáveis, a altura ideal para a rega será logo de manhã ou ao final do dia. Se reparar, no verão, sempre vimos os nossos avós regarem a horta ou o jardim, ou logo de manhã, ou só ao final do dia. E sabe porquê? Por causa dos níveis de absorção e evaporação da água nas horas de maior calor. Mas para além disto, deixamos-lhe mais um truque: verifique sempre a terra das suas plantas e também as suas raízes. Assim, saberá exatamente se estas precisam de mais ou menos água, consoante a humidade existente. Vá avaliando, e no caso destas estarem muito secas e principalmente, nesta altura do ano pode regá-las com mais frequência. Mas atenção: nunca em demasia. Equilibro é a palavra de ordem!

 

2. Tenha cuidado com a exposição solar

Nos meses de verão, não coloque as suas plantas diretamente ao sol! Apesar de (quase) todas apreciarem uma boa dose de vitamina D, tenha cuidado com o sol direto, principalmente, nas horas de maior calor. Se for necessário, mude alguns vasos de lugar. Pense também em novas estratégias e formas de decoração, para que estas não fiquem, diretamente, colocadas à exposição solar. O ideal será encontrar o sítio perfeito, onde possam desfrutar do melhor de dois mundos: sol e a tão apreciada sombra. As suculentas são um dos tipos de plantas que mais gosta de mudar de sítio, por isso, aproveite! Por sua vez, já no jardim, garanta a hidratação constante das plantas e flores que não conseguir movimentar para sítios mais frescos. Se preferir e tiver essa possibilidade, instale um sistema de rega automático ou uma simples goteira, que lhes garanta a hidratação também no exterior.

 

3. Faça a poda constante e retire sempre as folhas secas

Fazer a poda é uma das principais dicas para manter as suas plantas saudáveis e felizes. Sobretudo em suculentas e flores, tenha sempre o cuidado de retirar as folhas ou flores secas. Esta é uma dica que pode aplicar, tanto no verão, como nas restantes estações do ano. O que que acontece é que as folhas sem vida, ainda permanentes na planta, vão sugar a energia às restantes. Por isso, coloque este truque em prática e temos a certeza que vai notar a diferença!

 

4. Adube com mais frequência e moderação

Os chamados fertilizantes ou adubos, utilizados em plantas e flores são considerados, um dos muitos segredos para o crescimento, saúde e vitalidade das suas plantas. No entanto, é necessário que sejam aplicados de forma correta e regrada. E porque não utilizar fertilizantes caseiros? As cascas de ovos ou as borras do café, são uns dos mais conhecidos e naturais fertilizantes, que prometem colocar a suas plantas no seu melhor, e sobretudo saudáveis! Mas nada em acesso, atenção! Adube com moderação.

Estas são as principais dicas, que prometem deixar as suas plantas incríveis, durante a estação mais quente do ano! E que tal, vai redobrar já hoje os cuidados com as suas flores? Elas merecem!

Fonte imagem: vistacreate