23 de Julho, 2022 Lucas Lopes

Apoios do Governo vão responder ao aumento nos créditos habitação

Garantia dada por Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, depois do BCE ter subido as suas três taxas de juro diretoras.

O líder parlamentar do PS assinalou esta quinta-feira (21 de julho de 2022) que os novos apoios sociais e às empresas projetados pelo Governo para setembro vão responder ao impacto resultante do aumento das taxas de juros, especialmente nos créditos habitação.

Esta posição foi transmitida por Eurico Brilhante Dias em conferência de imprensa no final da reunião do Grupo Parlamentar do PS, depois de ser confrontado com a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de aumentar em 50 pontos base as suas três taxas de juro diretoras – a primeira subida em 11 anos, com o objetivo de travar a inflação.

Perante os jornalistas, Eurico Brilhante Dias começou por distinguir as taxas de referência do BCE e as taxas Euribor formadas no mercado interbancário, que estão diretamente relacionadas, por exemplo, com os créditos habitação.

“É preciso dizer que algum desse movimento de aumento das taxas de referência por parte do BCE já foi acomodado pelas próprias taxas interbancárias. Por isso, não é esperável um efeito mecânico entre o aumento das taxas de referência do BCE e um efeito na prestação da casa das pessoas”, sustentou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Para Eurico Brilhante Dias, as taxas de juros dos créditos à habitação têm vindo a aumentar, embora “para valores ainda particularmente baixos quando se compara com o histórico”. “Mas isso vai ter um efeito na bolsa dos portugueses, e terá muito provavelmente já no segundo semestre. Esse maior efeito já no segundo semestre vai ocorrer praticamente em simultâneo com o conjunto de medidas que o Governo vai apresentar em setembro”, referiu.

“Governo está muito atento ao processo inflacionista”

Nesse sentido, o líder da bancada socialista considerou que “o Governo está muito atento ao processo inflacionista, que neste caso terá também no crédito à habitação algum impacto”.

Em relação às novas medidas de apoio às famílias para fazer face à inflação, as quais o primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira que serão tomadas em setembro, o líder parlamentar do PS referiu que, do ponto de vista orçamental, a sua bancada terá quatro prioridades:

  • Justiça fiscal e combate à evasão fiscal;
  • Apoio os mais jovens e classe média;
  • Estímulo ao desenvolvimento empresarial;
  • Pacote mais centrado nas políticas sociais e de coesão territorial.

“São quatro áreas que foram muito importantes no Orçamento do Estado para 2022. Não é esperado que o PS apresente grandes alterações orçamentais, mas queremos deixar a nossa marca. Estas são as nossas quatro áreas prioritárias e a sinalização que vamos fazendo tem a ver com a marca política de uma força política orientada pelo socialismo, pela social-democracia, empenhado na justiça fiscal, social e territorial”, acrescentou.

Fonte: Idealista