18 de Julho, 2022 Lucas Lopes

Manter a casa fresca no Verão? Sim, é possível!

As dicas do TipyFamilyGroup que prometem manter a sua casa fresca durante o verão.

O calor chegou e não sabe como refrescar a casa nos meses mais quentes do ano? Por entre os melhores truques, escolhemos 4 que vão mudar, por completo, a sua vida. Confira tudo já de seguida.

Todos os anos tentamos encontrar a alternativa mais fácil e económica de refrescar as nossas casas durante o verão, sem recorrer ao tão dispendioso ar condicionado. Ainda assim, esta tem-se verificado uma tarefa, cada vez mais, difícil para a maioria dos portugueses, mas não desanime! Apresentamos-lhe alguns truques maravilhosos, que prometem deixar a sua casa mais fresca nesta estação. Económicos, fáceis e eficazes!

 

 

         1. Tecidos leves e frescos

Use e abuse dos tecidos e materiais frescos! Se pretende dar um toque mais leve à sua casa, comece por guardar as mantas quentes, cortinados e tapetes mais pesados. Substitua-os por materiais orgânicos, como o linho ou o algodão. Estes são perfeitos para esta altura do ano e prometem trazer um ar mais refrescante aos seus espaços. Coloque capas de cetim ou seda nas almofadas e aprecie a sensação de leveza e frescura que estas proporcionam. Acredite, a diferença vai ser notória.

       2. Plantas e flores: as melhores aliadas!

Como todos sabem (ou deviam saber), as plantas e flores dentro de casa, para além de embelezarem os espaços,  acarretam inúmeros benefícios e vantagens, principalmente, no verão. Estas purificam e renovam o ar, ao mesmo tempo que filtram as impurezas. Assim, deixamos algumas sugestões de plantas e flores que pode adquirir e que o irão ajudar a refrescar todas as divisões da casa.

  • Espada-de-São-Jorge: esta é uma das plantas ideais para ter no quarto, uma vez que, durante a noite transforma o gás carbónico em oxigénio. Umidifica e limpa o ar;
  • Lírio da Paz: a sua capacidade de absorver os poluentes do ambiente, faz com que seja prefeita para quem vive em grandes cidades;
  • Kalanchoe: muito conhecida e acessível à compra, esta é uma flor que acumula a humidade nas suas folhas, regulando assim o clima de toda a casa;

        3. Opte por lâmpadas LED;

Sabia que a cor das lâmpadas que temos em casa, influência também a temperatura dos espaço? Pois bem, é verdade e as lâmpadas LED, ao contrário das lâmpadas convencionais não emitem calor, ou seja, afirmam-se como uma alternativa perfeita para os meses de verão. Mas não só! Para além disso, por 8h de utilização diárias, podem oferecer 17 anos de vida. São ainda eco-friendly e reduzem as emissões de CO2. Os LED não contém materiais perigosos, tais como o mercúrio, muito comum nas lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Portanto, para além de não emitirem calor ainda gastam menos energia. E que tal, conseguimos convencê-lo? Porque não, fazer já hoje esta substituição?

        4. Abuse dos tons claros e neutros

Não só na cor das lâmpadas, mas também no resto da casa, dê primazia às cores claras, em detrimento dos tons mais escuros. Estas irão refletir o calor e não absorvê-lo. Assim, vai conseguir uma harmonia perfeita e um ambiente mais fresco dentro de casa. Aproveite para renovar a decoração e revista o sofá com capas de cores mais claras. Se prefere tons mais alegres e coloridos, arrisque e aposte em tons pastéis, como o lilás, azul-turquesa, verde-água e salmão ou então em branco, bege ou camel. Estas cores farão toda a diferença em qualquer divisão da casa. Pode ainda optar por aplicar estes mesmos tons ou estampados alegres e floridos em papéis de parede, cortinas, tapetes e almofadas. A cor dos nossos espaços dita

Depois destas dicas, temos a certeza que vai conseguir trazer um ar mais fresco à sua casa e aos seus espaços, sem recorrer ao uso de aparelhos elétricos. Apostamos que ela agradece e o meio ambiente também!

 

Escrito por: Inês Duarte Gaiola