15 de Julho, 2022 Lucas Lopes

OE2022: painéis solares têm IVA reduzido a 6%

Medida já está em vigor desde o dia 1 de julho. Gerar energia em casa compensa no médio prazo e é possível vender energia.

Um dos grandes objetivos do Governo passa por acelerar a transição energética do edificado. E, nesse sentido, o Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), já em vigor, conta com uma verba de 123 milhões de euros para aumentar o desempenho energético dos edifícios e fomentar o uso de equipamentos mais eficientes. Uma das medidas aplicadas neste sentido foi a redução do IVA dos painéis fotovoltaicos para 6%. Mas qual é a poupança que a instalação de painéis solares pode trazer para as famílias? Explicamos.

Com a entrada em vigor do novo OE2022comprar painéis solares ficou mais barato. Isto porque o IVA foi reduzido de 23% para 6%. A medida já está em vigor desde o passado dia 1 de julho.

A falta de casas eficientes em Portugal continua a ser uma realidade e “de forma a acelerar a transição energética”, o OE2022 prevê o seguinte, segundo se lê no relatório:

  • agilizar o licenciamento de painéis solares;
  • simplificar os procedimentos relativos à descarbonização da indústria com hidrogénio verde;
  • reforçar as verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos;
  • reduzir para 6% o IVA sobre painéis fotovoltaicos.

transição energética é um dos pilares da estratégia europeia 2030 que rege o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). E só dentro do pacote destinado à transição climática, o Governo tem um fundo de 3.059 milhões de euros para investir em eficiência energética e na produção de fontes renováveis em regime de autoconsumo.

Qual é a poupança em instalar painéis solares em casa?

Embora a instalação de painéis solares em casa implique um investimento inicial, esta pode ser a solução ideal para reduzir a fatura da luz e, no médio prazo, recuperar o dinheiro.

“Ao fazer uma correta utilização do sistema solar, isto é, ao garantir que adapta os seus consumos para tirar o maior partido da produção de energia solar, irá recuperar o seu investimento inicial em pouco tempo (entre 8 a 10 anos) e a sua fatura da eletricidade baixa significativamente”, diz a EDP neste artigo.

Segundo as contas da empresa de energia, instalar painéis fotovoltaicos em casa agora compensa ainda mais. Tendo em conta que o custo de três painéis, sem IVA, é de cerca de 1.704 euros, temos o seguinte:

  • Com a antiga taxa de IVA a 23%, os painéis custavam 2.214 euros;
  • Com a redução do IVA para 6%, esses mesmos três painéis têm um custo total de 1.908 euros. Neste caso, há uma poupança de 14%, ou seja, de 306 euros.

Além de se produzir a própria energia em casa, também é possível vender a energia que não foi consumida, aderindo a comunidades de energia. Estas organizações promovem a partilha da energia produzida a partir de painéis fotovoltaicos para que produtores e consumidores possam poupar no seu custo mensal com a eletricidade. Uma das empresas dedicadas a esta nova forma de partilhar energia é a Energia Unida, uma nova área de negócio da GreenVolt.

Fonte: Idealista