15 de Junho, 2022 Lucas Lopes

Rendas em Manhattan: preço médio atinge os 4 mil dólares pela 1ª vez

Regresso dos inquilinos à cidade e pouca oferta estão a colocar pressão no mercado de arrendamento nova-iorquino.

O mercado imobiliário de Nova Iorque (EUA) acaba de bater um novo recorde. De acordo com um relatório da agência imobiliária Douglas Elliman, a renda média das casas em Manhattan aumentou 25% num ano, para 4.000 dólares por mês, cerca de 3.745 euros às taxas de câmbio atuais. O regresso dos inquilinos à cidade no pós pandemia e a pouca oferta está a encarecer o arrendamento em toda a Nova Iorque. Chelsea-Flatiron continua a ser o bairro mais caro, com 6.485 dólares/mês em média, cerca de 6.070 euros.

O mercado de arrendamento em Nova Iorque, e principalmente em Manhattan, está totalmente sob tensão. O arrendamento médio chegou aos 4.000 dólares por mês, em maio, pela primeira vez desde que os registos começaram. “Um número crescente de arrendatários está a voltar ao mercado”, destaca um relatório da imobiliária Douglas Elliman. Comparado ao mesmo período do ano passado, a renda média em Manhattan aumentou 25,2%.

A procura por imóveis para arrendar em Manhattan aumentou desde o ano passado, quando atingiu seu ponto mais baixo. Em comparação com há dois anos, em plena pandemia, a renda média em Manhattan é agora 12,8% maior. Na época, eram pedidos cerca de 3.456 dólares.

“Com o aumento das taxas de juro, alguns potenciais compradores foram empurrados para o mercado de arrendamento nos últimos meses, aumentando a concorrência”, acrescenta Jonathan Miller, CEO da empresa de avaliação imobiliária Miller Samuel.

Os arrendamentos de luxo em Manhattan representam 10% do total e tiveram um preço médio em maio de 13.500 dólares por mês, ou seja, 12.635 euros/mês ao câmbio atual.

Uma das principais causas deste aumento tem sido a forte quebra na oferta, em relação ao ano passado, de acordo com o relatório do Grupo Corcoran. Em maio, havia um stock de 5.494 casas disponíveis.

“Esse stock limitado manteve o mercado de arrendamento de Nova Iorque extremamente competitivo”, disse Gary Malin, diretor de operações da Corcoran, em comunicado. “O verão é sempre a época mais movimentada para arrendar, mas este ano, as condições atingiram novos patamares.”

O bairro que registou o maior aumento de preços foi Midtown East, onde a renda média aumentou 53% em relação ao ano anterior, atingindo 5.595 dólares por mês (5.237 euros/mês). Enquanto isso, Chelsea-Flatiron continua a ser o bairro mais caro de Manhattan, com uma renda média mensal de 6.485 dólares/mês – trata-se de um aumento de 43% em relação ao ano anterior, segundo a Corcoran.

Fontes: Idealista e Manhattan’s Median Rent Hits $4,000 for the First Time (Mansion Global)