10 de Junho, 2022 Lucas Lopes

Custos de construção de habitação nova disparam 14,3% em abril

O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 20,5% e de 5,8%.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 14,3% em abril, em termos homólogos, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior, refletindo sobretudo o aumento dos preços dos materiais, revelou o INE.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), medido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 20,5% e de 5,8%. Este índice é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

O aumento homólogo do ICCHN registado em abril é o mais elevado desde janeiro de 2001, segundo os dados da série disponibilizada pelo instituto estatístico, sendo este o segundo mês consecutivo com uma subida de dois dígitos.

Quais os materiais que mais fizeram subir os custos de construção de habitação nova?

custo dos materiais contribuiu com 11,9 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (8,9 p.p. em março), indica o INE, acrescentando que “a componente mão de obra reduziu a sua contribuição para 2,4 p.p. (2,7 p.p. no mês anterior)”.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão:

  • os aços e
  • produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos acima dos 60%.

Já o gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%.

Em abril, a taxa de variação mensal do ICCHN foi 3,3%, com o custo dos materiais e o custo da mão de obra a aumentarem 5,4% e 0,2%, respetivamente.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 3,2 p.p. e 0,1 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (2,7 p.p. e 0,2 p.p. em março, pela mesma ordem).

Fonte: Idealista