Jovens até aos 30 anos com benefícios no crédito à habitação

Escrito por Inês Duarte Gaiola

O Banco de Portugal já decidiu: o prazo do crédito à habitação para maiores de 30 anos vai mesmo diminuir. Portanto, tem mais de 30 anos e pensa em comprar a casa dos seus sonhos? Chegou a altura de arriscar!

 

A entrada num novo ano acarreta várias consequências, sobretudo, a nível económico, político e social. Alterações essas que na sua maioria acabam, inevitavelmente, por afetar a vida de muitos portugueses.

A realidade é que no primeiro mês do ano a taxa de inflação no espaço europeu alcançou um valor de 5,1%, atingindo assim o seu pico. Isto fez com que Portugal registasse a segunda taxa de inflação mais baixa (3,4%) entre os países integrantes da Zona Euro. Dados revelados pelo Eurostat, a 2 de fevereiro de 2022.

Em território nacional o cenário é muito semelhante. O Banco de Portugal, entidade reguladora do setor bancário, comunicou, a 14 de fevereiro, que a partir do dia 1 de abril de 2022 vários são os aspetos que vão sofrer alterações. Algo que até podia ser uma brincadeira alusiva ao Dia das Mentiras, mas não é – os prazos do crédito à habitação vão mesmo diminuir para maiores de 30 anos.

A equipa de Mário Centeno definiu que todos os clientes bancários com idade igual ou inferior a 30 anos vão poder continuar a beneficiar do crédito à habitação até 40 anos.

O mesmo não se verifica para os maiores de 30 e 35 anos que apenas poderão usufruir de um financiamento até 37 anos, a partir de data supra referida.

Para os mutuários com idade superior a 35 anos a maturidade de crédito descerá para os 35 anos.

Esta é uma medida que visa, para além de muitas outras, assegurar a liquidação do crédito até, pelos menos, aos 75 anos de idade.

Portanto, se pretender comprar a casa dos seus sonhos, tem mais de 30 anos e tenciona pedir um crédito à habitação de 40 anos, esta é a altura ideal para o fazer!

Ainda lhe restam dúvidas se deve ou não arriscar e comprar hoje a casa dos seus sonhos? Não espere por amanhã, poderá ser tarde de mais!

 

Contamos-lhe ainda…

No entanto as novidades não ficam por aqui.

De forma a dar resposta à contínua subida da inflação está previsto que o Banco Central Europeu aumente também o valor das taxas de juros para o crédito à habitação, até ao final deste ano.

Esta é uma subida que causará um forte impacto nas taxas da Euribor, onde estão agregados a maior parte dos créditos à habitação dos portugueses. Uma medida que, consequentemente, irá provocar um aumento na prestação da casa.

Aceda ao nosso artigo e descubra mais sobre este tema.