2 de Março, 2022 Lucas Lopes

Preços das casas sobem no início do ano: 1,9% face ao mês anterior e 13,8% em termos homólogos

No mês de Janeiro, os preços da habitação apresentaram uma subida de 1,9% face a Dezembro e de 13,8% face a Janeiro de 2021, revela a Confidencial Imobiliário.

Este é quinto mês consecutivo de intensificação da variação em cadeia, verificando-se até uma das subidas mensais mais expressivas desde o início da pandemia. Recorde-se que o ciclo pós-Covid foi marcado por variações mensais pouco vincadas (quase sempre inferiores a 1,0%) até meados do ano passado, quando esta tendência se alterou no sentido de uma aceleração do crescimento.

Este comportamento levou a que a variação homóloga ganhasse um forte impulso nos meses mais recentes e que grande parte da valorização do ciclo pós-Covid ocorresse nestes últimos meses. Concretamente, em janeiro, os preços da habitação apresentavam uma subida acumulada de 15,9% face ao início da pandemia (março de 2020). Em junho do ano passado, esta valorização acumulada ainda se situava em torno de apenas 7,0%.

O preço médio de venda da habitação atinge, assim, os 2.000 euros/m2 em janeiro, considerando o acumulado de três meses, conforme os dados mais recentes do SIR-Sistema de Informação Residencial. Na habitação nova, os preços posicionaram-se numa média de 3.088 euros/m2 e na usada em 1.871 euros/m2.

 

Fonte: CENTURY 21 Portugal