25 de Janeiro, 2022 Lucas Lopes

Bairros comerciais digitais: candidaturas abertas até 31 de março

Apoios do Governo rondam os 52,5 milhões. Podem candidatar-se autarquias, empresas municipais e associações empresarias.

Estão abertas as candidaturas aos 52,5 milhões de euros de ajudas disponíveis para a criação de pelo menos 50 bairros comerciais digitais em Portugal, uma das medidas de apoio dirigida ao setor do comércio e serviços incluída na componente Empresas 4.0 do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Podem candidatar-se autarquias, empresas municipais e associações empresarias. Esta primeira fase de manifestações de interesse vai decorrer até às 19h00 de 31 de março de 2022.

“Está iniciada a fase de manifestações de interesse de uma das medidas de apoio dirigida ao setor do Comércio e Serviços incluída na componente Empresas 4.0 do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pelo fundo europeu de resposta da União Europeia à crise pandémica (Próxima Geração UE – Next Generation EU)”, lê-se numa nota do gabinete do ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Modelos de negócio digitais

O aviso publicado no IAPMEI conta com uma dotação global de 52,5 milhões para a constituição de bairros comerciais digitais, nomeadamente para a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas.

Segundo Executivo, este programa ”possibilitará o acesso a diferentes tipologias de investimento, numa combinação entre proximidade e incorporação tecnológica, podendo os projetos incidir sobre o espaço físico e urbano, mas também recorrer a modelos de intervenção baseados em tecnologia digital, o que se afigura importante para a promoção da competitividade e resiliência destes setores e dos territórios onde se inserem”.

Sob a forma de subvenção a fundo perdido, esta medida destina-se a autarquias, associações empresariais ou consórcios formados por associações empresariais e autarquias, “sendo valorizada esta última tipologia de candidatura”.

 

Fonte: Idealista