30 de Novembro, 2021 Lucas Lopes

Baía do Seixal transforma-se numa Aldeia de Natal com pista de gelo e carrossel

Um comboio de Natal irá percorrer a zona ribeirinha e até vai haver um parque dos duendes no centro histórico da cidade.

No Seixal, o espírito natalício vai chegar às ruas da zona histórica, junto à Baía, com a realização de mais uma edição da Aldeia Natal do Seixal. A mágica aldeia acontece de 1 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro do próximo ano, mas a abertura oficial é este sábado, 4 de dezembro, pelas 18 horas, com fogo de artifício, fanfarra e animação de rua.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, esta iniciativa “é uma tradição que queremos preservar e melhorar cada vez mais, e que tem como objetivo animar o concelho do Seixal, trazendo alegria aos nossos munícipes e ao mesmo tempo, estimular o comércio local”.

Está prometida muita animação para o público de todas as idades, não só devido às iluminações natalícias, que dão cor à ruas do concelho, mas também à presença de diversos stands com doçaria, artesanato e programas divertidos.

A Aldeia Natal do Seixal também vai ter a casa do Pai Natal, situada no bosque nevado, um parque mágico dos duendes, onde, além da casa dos duendes, há a casa cogumelo e uma cabaça mágica — o local perfeito para as fotografias.

Outras das atrações destinadas aos mais pequenos são o carrossel de Natal parisiense, o comboio de Natal em carril e ainda a Mini-Roda Gigante. Vai ainda haver uma pista de gelo e um comboio de Natal que irá percorrer a zona ribeirinha.

Durante estes dias, as famílias poderão assistir a diversas iniciativas e a um vasto programa de animação musical. Integrado na Aldeia de Natal, os visitantes terão de fazer compras no Mercado de Natal que terá um espaço dedicado à doçaria tradicional da época e ideias de presentes para esta quadra festiva.

No espaço institucional da Câmara Municipal do Seixal, vão estar representadas várias instituições das áreas social e da saúde que darão a conhecer o seu trabalho e farão angariação de fundos com a venda de artesanato e bolos.

Também em destaque estará a realização da iniciativa Mais Um Natal sem Hospital do Seixal, no dia 18 de dezembro, a partir das 16h30, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes. Trata-se de uma iniciativa de luta e reivindicação pela construção do Hospital do Seixal, protocolado pelos governos desde 2009, mas ainda sem projeto aprovado. Vários artistas da cena musical nacional associam-se a esta luta pelo direito à saúde.

A Aldeia de Natal tem entrada gratuita e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 20 horas; de sexta-feira a domingo, das 10h30 às 22 horas; dias 24 e 31 de dezembro (sexta-feira), das 10 às 16 horas; e dias 25 de dezembro de 2021 e 1 de janeiro de 2022 (sábado), das 15 às 20 horas.

Pode ainda aproveitar para fazer passeios turísticos a bordo de embarcações tradicionais do Tejo.

 

Fonte: NIT