12 de Agosto, 2021 Lucas Lopes

Imobiliário atrás da tecnologia nas transações transnacionais em Portugal

A tecnologia lidera como o setor mais ativo nas transações transnacionais no país, com 42 transações. Logo atrás, surge o setor imobiliário, com 41 operações.

Omercado transacional português registou um total de 267 transações e movimentou 6,7 biliões de euros, no qual 46% do total das transações possuem os valores revelados. De acordo com o relatório mensal do TTR, realizado em colaboração com Datasite, estes números representam um crescimento de 31% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2020. Ainda assim, houve uma diminuição de 38% do capital mobilizado.

Segundo o mesmo relatório, em julho, foram registadas 52 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, por um total de 2,3 biliões de euros.

Já em termos setoriais, o setor da tecnologia lidera como setor mais ativo, com 42 transações, seguido pelo setor imobiliário, com 41 operações e o setor financeiro e seguros, com 29 transações, lê-se no documento.

Por referência ao mercado Cross-Border, até julho de 2021, as empresas norte-americanas aumentaram em 120% as suas aquisições no mercado português, mobilizando um capital de 857,94 milhões de euros.

Segundo o mesmo relatório, quanto ao número de transações, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, contabilizando 38 operações. Em segundo lugar, surgem os Estados Unidos, com 22 transações e, em terceiro, o Reino Unido com 16 transações.

Como principal destino de investimento, as empresas portuguesas escolheram a Espanha, com 13 transações. Seguiu-se o Brasil com cinco operações e, depois, o Reino Unido com três transações, divulgam os mesmos dados.

Por sua vez, as aquisições estrangeiras no setor de tecnologia e Internet aumentaram 150% em comparação ao mesmo período de 2020. Já em relação aos Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros em Portugal, estes investiram 12% a mais do que no ano passado.

Faz ainda notar o relatório do TTR que foram contabilizadas 15 transações de Private Equity com um total de 206 milhões de euros, até julho de 2021. Ou seja, observou-se uma diminuição de 95% do valor total em comparação ao período homólogo.

Por seu turno, em Venture Capital, foram realizadas 53 operações com um total de 1 bilião de euros, representando um aumento de 60% no número de transações. Já no segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 66 transações com um valor de 2,9 biliões de euros, equivalente a um aumento de 53% no número de transações.

 

Fonte: Notícias Ao Minuto