10 dicas simples e baratas de home staging

 

Como já aqui dissemos, o home staging é o segredo para vender bem a sua casa. Confira aqui 10 dicas simples e baratas de home staging que pode utilizar em sua casa e deixá-la mais interessante visualmente.

1. Livrar-se de toda a tralha e mobília desnecessária. A primeira coisa a se fazer ao iniciar o processo de home staging é olhar friamente para cada espaço da casa e retirar todos os objetos desnecessários, mantendo apenas os muito úteis (ou mesmo bonitos, dentro do contexto que se está a criar) – vai ver que a casa vai parecer maior e mais limpa visualmente.

Alojamento local Doinn - home staging

2. Despersonalizar. Remova todas as fotos, troféus ou outros objetos pessoais, arrume artigos religiosos e desportivos, esconda todo o tipo de coleções (colheres, pratos de porcelana…) e remova tudo do frigorífico (ímãs, papéis, fotografias…), deste modo dará um tom mais impessoal e receptivo.

3. Iluminação da casa. Aumente a potência das suas suas lâmpadas. Certifique-se de que tem vários tipos de iluminação, nomeadamente geral (de teto), de cabeceira/leitura, de destaque (iluminação que destaca pontos específicos da arquitetura ou da decoração, como uma estante). Opte por lâmpadas amarelas, por serem mais quentes e aconchegantes do que as brancas, consideradas frias e pouco convidativas.

Alojamento local Doinn - home staging

4. Transformar quartos. Se tem em casa um quarto que serve apenas para reunir tralha, dê-lhe um novo propósito que adicione valor ao seu imóvel. A simples adição de uma confortável poltrona, uma pequena mesa e um belo candeeiro irá transformar este quarto numa sala de leitura acolhedora. Se tiver uma cave ou um sótão em casa, pode drapear tecido nas suas paredes, colocar um estofamento de borracha ou um tapete no chão e atirar algumas almofadas e, simples assim, terá uma nova sala de meditação ou estúdio de ioga.

5. Agrupar a mobília. Costuma-se pensar que os espaços da casa ficam melhor se colocarmos toda a mobília contra a parede, mas isso nem sempre é válido. Mudar os móveis do sítio em grupos práticos e de maneira a que se complementem é o ideal (sempre garantindo que isso não atrapalhe o fluxo, mas sim facilite a circulação entre os espaços). Desta forma o ambiente fica mais aconchegante e visualmente espaçoso.

Alojamento local Doinn - home staging

6. Fazer o espaço parecer maior. Para fazer um ambiente parecer ser maior do que é, pinte-o da mesma cor que o quarto adjacente. Se você tem uma pequena cozinha e sala de jantar, um olhar rápido fará com que ambos os espaços pareçam um grande espaço. E se tem uma marquise, e quer fazê-la parecer maior e mais convidativa, pinte-a de verde, pois reflete a cor da natureza. Outra dica: se quiser criar a ilusão de mais espaço, além de um certo requinte, tenha cortinados da mesma cor que a parede.

7. 2 é bom, mas 3 é melhor. Combinar os acessórios certos pode fazer um quarto mais convidativo. E quando se trata de organizá-los, números ímpares são preferíveis, especialmente o três. No entanto, em vez de alinhar um trio de acessórios numa linha, imagine um triângulo e coloque um objeto em cada ponta. A escala também é importante, então, em seu grupo de três não se esqueça de variar altura e largura, com o maior item na parte de trás e o menor na frente. Para um maior efeito, agrupe os acessórios pela cor, forma, textura ou algum outro elemento unificador.

8. Variar a posição dos quadros. Se costuma ter os quadros e pinturas todos alinhados, que tal variar? Agrupe-os de maneiras diferentes e criativas, pois chamará mais a atenção do visitante.

Alojamento local Doinn - home staging

9. Experiência de cores. Não tenha medo de usar cores escuras nos quartos, salas de jantar e casas de banho. Um tom profundo nas paredes pode tornar o espaço mais intimista e acolhedor. Pode optar por pintar apenas uma parede da divisão em questão, e, assim, destacar uma lareira ou um conjunto de janelas.

10. De fora para dentro. O home staging não é feito só dentro de casa, acontece também da porta para fora. Um tapete de entrada convidativo e engraçado, um jardim bem cuidado, uma calçada limpa… todos esses aspetos contam. Uma boa primeira impressão não começa apenas na porta, mas antes dela.

Alojamento local Doinn - home staging

O que achou das nossas dicas? Já alguma vez utilizou esta técnica? Partilhe connosco. Fique atento que ainda partilharemos no blog dicas específicas de home staging para cada divisão da casa.

 

Fonte: doinn