3 de Maio, 2021 Lucas Lopes

A praia da Figueirinha voltou a receber o prémio Bandeira Azul da Europa

A zona balnear setubalense foi distinguida pelo décimo terceiro ano consecutivo.

É oficial: a praia da Figueirinha, em Setúbal, voltou a receber pelo 13.º ano consecutivo o prémio Bandeira Azul. O concurso distingue a qualidade ambiental das praias e portos de recreio, que cumpram um conjunto de critérios de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Com o tema “Recuperação de Ecossistemas”, foram considerados para efeitos de candidatura um total de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, entre eles “Informação e Educação Ambiental”; “Qualidade da Água”; “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

A iniciativa pretende consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações para a resolução dos problemas associados.

Recorde-se que, na próxima época balnear, a praia da Figueirinha vai ter novos audioguias com informações em português, inglês, francês e castelhano, destinados a pessoas invisuais.

Os aparelhos, totalmente autónomos, dispõem de painel solar e são complementados com painéis informativos e informações em braille. Com esta medida, Setúbal torna-se assim no primeiro concelho do País a disponibilizar este equipamento nas praias.

 

Fonte: New In Setúbal