5 de Abril, 2021 Lucas Lopes

Tendências de design e decoração de interiores para a primavera/verão de 2021

Leila Monteiro, Founder & Creative Director do Atelier Sabiina Design, deixa algumas dicas para quem desejar fazer mudanças em casa nesta nova estação.

Photo by Annisa Ica on Unsplash

 

Se dúvidas houvesse obre como o conforto da nossa casa é tão importante para o nosso bem-estar, o ano passado veio eliminá-las por completo. Com o confinamento obrigatório em todo o país, a busca por conforto, pelo aconchego em casa e a valorização da natureza – e do que é natural – tornou-se algo essencial para todos, tal como explica ao idealista/news Leila Monteiro, Founder & Creative Director do Atelier Sabiina Design.

Segundo a responsável, o design de interiores cresce, desenvolve-se, incorpora novos elementos, ideias e conceitos e, à sua maneira, vai acomodando os gostos e desagrados das pessoas. E com a mudança de rotina causada pela pandemia do novo coronavírus, algumas tendências de design e decoração de interiores começam a tornar-se cada vez mais evidentes para a estação primavera/verão de 2021. Leila Monteiro apresenta as cinco tendências que vão destacar-se:

Tintas de pigmentação natural

As tintas naturais são aquelas compostas, em termos gerais, a partir da mistura de pigmentos vegetais – aqueles extraídos de folhas, sementes e terra – que conferem cor à substância e aglutinantes responsáveis pela união das partículas e garantindo aderência à superfície. Esteticamente, aludem à ideia das habitações primitivas ou indígenas e de tribos africanas, que utilizam os elementos vegetais como fonte da extração de tinta para pintura do artesanato e moradias.

Photo by laura adai on Unsplash

Macramé

Essa técnica totalmente artesanal permite construir objetos decorativos que promovem um ar de aconchego ao ambiente. O traçar manual de fios que vão se entrelaçando através dos nós permite construir elementos sofisticados, complexos e originais proporcionando textura aos espaços. Existem várias formas de usar o macramé na decoração. Quem deseja criar um ambiente aconchegante com personalidade marcante pode substituir os tradicionais quadros por painéis construídos com esta arte.

Photo by Alyssa Strohmann on Unsplash

Existem modelos com diversos tamanhos e formatos, feitos com nós variados formando diferentes figuras. Além do tradicional cru, há peças com cores diversas. Algumas até mesmo promovendo misturas interessantes e, consequentemente, criam um ar mais descontraído.

WC monocromático

Considerado muitas vezes como o espaço com menor investimento, nos últimos anos ganhou mais destaque, muito graças à grande oferta de variedade de produtos e acabamentos na indústria, tornando-se um dos espaços com maior personalidade.

Photo by R ARCHITECTURE on Unsplash

Como tendência, o monocromatismo, ou seja, a aplicação de uma única cor em todo o espaço está muito atual. Uma dica é utilizar azulejos com cores sólidas sobre as paredes e pintar ou revestir o forro e piso com um material na mesma tonalidade.

Cadeiras suspensas

Outra tendência bastante versátil são as cadeiras suspensas, que podem ser adaptadas a diversos estilos de decoração e criar uma opção de estar e receber diferente. Existem modelos para todos os gostos e estéticas e vários ambientes podem ser criados, desde o contemporâneo e elegante ao mais artesanal e aconchegante, que remetem à área externa.

Photo by Belle Hunt on Unsplash

A arte dos chapéus na parede

Esta tendência DIY é uma solução fácil para decorar uma parede vazia num hall de entrada, quarto de hóspedes ou qualquer espaço que requeira alguma inspiração criativa. Reviver os chapéus de sol antigos que estão guardados e combinar estes elementos naturais, grandes, flexíveis e de palha permite transformar qualquer coleção de chapéus numa parede de arte.

Photo by Mary Oloumi on Unsplash

 

Fonte: idealista