1 de Abril, 2021 Lucas Lopes

Entrega do IRS já arrancou. Atente às restantes datas

 

Arrancou hoje, o período para a entrega do IRS. De 1 de abril a 30 de junho, os contribuintes terão de submeter a declaração Modelo 3 à Autoridade Tributária (AT), na qual devem indicar que rendimentos auferiram ao longo de 2020. Note-se que, este ano, o impresso foi alvo de algumas reformulações estipuladas numa portaria assinada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, publicada em Diário de República. O motivo foram as várias mudanças legislativas recentes, que levaram a “reformular a declaração modelo 3 e alguns dos seus anexos em conformidade, bem como atualizar as respetivas instruções de preenchimento”.

Posto isto, estas são as datas a reter no calendário do IRS.

📅 1 de abril a 30 de junho

Período para a entrega da Declaração Anual de Rendimentos à Autoridade Tributária. Uma ação de carácter obrigatório que deve ser feita por todos os contribuintes, com todo o tipo de rendimentos, sejam eles pensionistas, trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes ou contribuintes com rendimentos prediais e capitais ou incrementos patrimoniais.

Devido às constantes mutações do sistema e ao teste das alterações em tempo real, os contabilistas não aconselham a entrega do Modelo 3 durante os primeiros 15 dias da campanha.

📅 31 de julho

Data em que tem de enviar à Autoridade Tributária a nota de liquidação do IRS. Este também é o último dia para receber o reembolso, que geralmente é pago pelo Fisco aos contribuintes entre 15 a 30 dias após a entrega da declaração anual de rendimentos.

📅 31 de agosto

Trata-se da data limite para o pagamento do imposto adicional ao Estado, no caso de ter cumprido com o prazo de entrega do IRS.

 

Fonte: Imovirtual