26 de Março, 2021 Lucas Lopes

Setúbal: Já foi divulgado o cartaz do concerto “Grito de Liberdade”

O evento está marcado para o dia 22 de abril e pretende assinalar a Revolução dos Cravos na cidade.

 

O 25 de Abril é sempre um dia marcante para a cidade. Para celebrar a Revolução, a Câmara Municipal de Setúbal costuma organizar um programa de atividades que inclui um grande concerto gratuito na Praça do Bocage e um espetáculo de fogo de artifício na frente ribeirinha.

No entanto, apesar de o País ter começado a desconfinar, estão previstos eventos em formato online e alguns presenciais, mas com lotação limitada. Um deles é o concerto “Grito de Liberdade”, promovido pela Divisão de Juventude da autarquia. O concerto coletivo vai juntar vários artistas da cidade que vão reinterpretar temas ligados à Revolução no próximo dia 22 de abril, quinta-feira, às 19 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Noitibó, ENOCK, Da Bad Juju’s Band, O James, Honeydew, Maria Roque & Inês Bártolo, Maria D’Vari, Cadita, Ohmonizciente & Ze Miguel Zambujo são os projetos convidados desta edição. A entrada é livre, mas é obrigatório fazer a reserva do bilhete para o bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Divisão de Juventude também organiza a exposição “Abril, Murais Mil”, com inauguração marcada para o dia 9 de abril (sexta-feira), às 19 horas. A mostra interativa, que pode ser vista na Casa do Largo — Pousada da Juventude, vai percorrer os murais de abril de norte a sul do País com destaque para o concelho de Setúbal.

Além da inauguração, estão previstos mais dois momentos no âmbito desta exposição e ao longo do mês. No dia 23 de abril, pode assistir à conferência “À Conversa com Helena de Sousa Freitas: uma conversa aberta com a jornalista e autora sobre as histórias dos murais de abril”, no auditório da Casa do Largo. A participação é gratuita, mas tem de se inscrever online. A lotação máxima é de 20 pessoas.

No dia 30 de abril, sexta-feira, a partir das 21 horas, há uma nova palestra com o historiador e investigador Albérico Afonso sob o tema “Setúbal na Revolução 1974-1975”. A entrada também é livre e as inscrições podem ser feitas online.