24 de Março, 2021 Lucas Lopes

Como remodelar a casa sem gastar muito dinheiro

Mudar a aparência da cozinha, renovar a casa de banho ou aplicar um novo pavimento. Há trabalhos que podem realizar-se sem necessidade de grandes obras.

Mudar a aparência de uma casa sem ter que fazer grandes obras é possível. Existem diferentes tipos de trabalhos que podem ser realizados evitando-se a formação de detritos e poeira. A vantagem é que podes continuar a viver na casa durante a construção sem muitos inconvenientes. Além disso, consegues um novo visual, por pouco dinheiro.

Este tipo de intervenção pode ser efetuada quando não existam problemas que afetem as instalações ou a instabilidade dos revestimentos e se pretenda apenas dar uma imagem renovada às divisões da casa. Explicamos alguns dos truques com a ajuda da Habitissimo.

Mudar a aparência da cozinha

Transformar a cozinha e torná-la mais funcional às vezes não exige muito trabalho. Mesmo sem mudar todos os móveis e sem mexer nas instalações, muito se pode fazer para mudar o layout interno. Por exemplo, para acrescentar uma península a uma cozinha linear, basta trocar a bancada e substituí-la por uma em forma de L. Para completar a transformação, podes pintar os azulejos e as portas dos armários com tintas adequadas aos materiais.

habitissimo

Remodelar a casa de banho

A casa de banho é um dos espaços que mais evidencia a passagem do tempo. Para renovar uma casa de banho com vários anos sem grandes intervenções, podes substituir sanitas e torneiras desatualizadas e pouco funcionais. Desta forma, poderás instalar novos produtos com melhores características e esteticamente mais agradáveis. A manutenção de todas as ligações existentes não exigirá qualquer demolição, trata-se de uma intervenção que requer apenas trabalho de canalizador.

habitissimo

Um pavimento novo

Existem várias soluções para renovar o pavimento sem ter de o demolir – mantém-se o revestimento antigo e aplica-se o novo por cima. Isso é possível graças às espessuras reduzidas. Isso pode ser feito aplicando cimento resinoso sobre o chão existente, criando uma superfície contínua e contemporânea. Como alternativa, porcelanato ultrafino pode ser colocado no piso antigo, criando superfícies decorativas elegantes. Se quiseres tornar o trabalho mais fácil e menos definitivo, podes optar por instalar pisos laminados de qualidade ou laminados de PVC. É uma boa ideia para tornar até mesmo uma casa arrendada mais acolhedora com a possibilidade de poder desmontar e reaproveitar o piso após o término do contrato.

habitissimo

 

Renovar as portas dos quartos

As portas interiores influenciam muito o estilo de uma casa. Portas de madeira pesadas e antiquadas podem prejudicar o ambiente. Se forem portas de qualidade e em bom estado, basta pintá-las para clarear o efeito geral e dar um aspeto fresco. Se, pelo contrário, é um modelo de porta comum, a aplicação de caixilhos decorativos irá adicionar um detalhe que os tornará mais chiques.

habitissimo

Soluções com placas de gesso cartonado

A versatilidade deste material permite criar um número infinito de formas e pode ser usado para mascarar defeitos, criar novas divisórias, móveis personalizados ou elegantes tetos falsos. Resumindo, com o uso da placa de gesso cartonado podes transformar um ambiente sem quaquer demolição.

 

Fonte: idealista