15 de Março, 2021 Lucas Lopes

Setúbal vai receber uma exposição sobre os murais do 25 de Abril

A inauguração da mostra interativa, que vai percorrer os murais do País, está marcada para o dia 9 de abril.

 

Depois da revolução do 25 de abril de 1974, as paredes das cidades do País encheram-se de murais com cores e inscrições sobre a liberdade e a democracia. Estes murais de abril foram a forma que a população encontrou para expressar os seus sentimentos e reivindicações que se encontravam reprimidas pela ditadura de Salazar.

“25 de Abril sempre”, “O povo unido jamais será vencido”, “A terra a quem a trabalha”, “O povo é quem mais ordena” e “Morte ao fascismo” são alguns dos slogans que pintados nos murais.

Para celebrar o 25 de abril, a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal organiza a exposição “Abril, Murais Mil”, com inauguração marcada para o dia 9 de abril (sexta-feira), às 19 horas. A mostra interativa, que pode ser vista na Casa do Largo — Pousada da Juventude, vai percorrer os murais de abril de norte a sul do País com destaque para o concelho de Setúbal.

Além da inauguração, estão previstos mais dois momentos no âmbito desta exposição e ao longo do mês. No dia 9, às 21 horas, pode assistir à conferência “À Conversa com Helena de Sousa Freitas: uma conversa aberta com a jornalista e autora sobre as histórias dos murais de abril”, no auditório da Casa do Largo. A participação é gratuita, mas tem de se inscrever online. A lotação máxima é de 20 pessoas.

No dia 16 de abril, sexta-feira, a partir das 21 horas, há uma nova palestra com o historiador e investigador Albérico Afonso sob o tema “Setúbal na Revolução 1974-1975”. A entrada também é livre e as inscrições podem ser feitas online.

Integrado nas comemorações do 25 de abril na cidade está aberto o open call para o projeto “Grito de Liberdade”. Trata-se de um concerto coletivo de comemoração da Revolução dos Cravos, onde vários artistas da cidade reinterpretam temas de intervenção.

Os projetos interessados devem preencher o formulário online, com a indicação do nome do projeto, um breve texto de apresentação, link para o download de duas propostas áudio (Google Drive, WeTransfer, Megaupload), um documento com dados pessoais dos elementos do projeto (nome, idade, morada, telefone e email) e a imagem do projeto ou upload dos mesmos na Google Drive. O prazo para o envio das propostas termina este domingo, 14 de março.

A Casa do Largo — Pousada da Juventude fica no Largo José Afonso, conhecido como antigo Parque das Escolas. O prédio estava abandonado desde 2012 e depois de várias obras reabriu em 2017, com uma decoração irreverente e graffitis do artista Smile. Tem uma cafetaria com esplanada e um auditório.

 

Fonte: NiT Setúbal