3 de Março, 2021 Lucas Lopes

Elegância e praticidade: conheça 26 dicas de decoração infalíveis para sala

Selecionamos sugestões especiais e dicas de decoração para a sala que vão fazer toda a diferença no momento da composição desse ambiente. Confira!

 

Escolher os detalhes no momento da criação de um ambiente, desde objetos decorativos até a definição do porcelanato, é um exercício de puro prazer. Com algumas dicas de decoração simples, é possível unir funcionalidade, praticidade e elegância na decoração da sala, por exemplo.

Lembrando desde já que, por serem versáteis, resistentes e duráveis, os porcelanatos são peças fundamentais para criar um ambiente bonito e agradável. E o melhor é que há uma variedade enorme de cores e texturas para deixar os espaços receptivos, confortáveis e aconchegantes.

Com a integração dos cômodos fazendo parte da maioria dos projetos arquitetônicos, é preciso ter em mente que o principal objetivo é harmonizar os ambientes, fazer com que conversem entre si. Mas por onde começar? O que levar em conta? Confira nossas 26 dicas de decoração para sala!

1. Baseie a decoração em uma cor especial

 dicas de decoração

Escolha uma parede ou um móvel específico para trocar a cor, usando isso como ponto de partida. Lembre-se sempre desse ponto focal para compor o restante da decoração, a fim de buscar a continuidade visual.

2. Determine a função do ambiente

 dicas de decoração

Avalie como e para que a sala será usada. O cômodo vai abrigar a família toda para ver TV ou vai funcionar apenas como uma sala de estar, onde nem sempre haverá pessoas circulando?

3. Recicle o mobiliário

 dicas de decoração

Se seu cliente já tem alguns móveis, não há necessidade de se desfazer deles. Um sofá, por exemplo, pode ser reformado com a simples troca da cor do tecido. Para complementar a transformação, você pode investir em almofadas com estampas diferentes, mas que sigam os tons do móvel.

4. Aposte no porcelanato que reproduz madeira

O porcelanato que reproduz madeira cria harmonia entre os ambientes, especialmente se forem abertos. A linha Pau Brasil é apresentada em três versões: o tradicional tom natural, outra com nuance marfim e uma versão com cor mais escura, desenvolvida após a aplicação do extrato de nogueira. A coleção impressiona pela beleza da cor.

5. Padronize o estilo dos móveis

 dicas de decoração

Para a sala de jantar, é fundamental seguir o estilo de decoração do restante da casa. Se os móveis forem arredondados, por exemplo, a mesa deve ir por essa mesma linha. Já se forem quadrados, o corte também precisa ser assim.

6. Use a regra do menos é mais

Mantenha um espaço considerável para garantir a boa circulação das pessoas. Não adianta incluir no décor uma mesa de jantar com seis cadeiras se as pessoas vão ficar apertadas e desconfortáveis, concorda? O importante é criar um clima aconchegante e agradável.

7. Preocupe-se com as áreas de circulação

Ainda sobre a escolha de mesas, saiba que o espaço entre a parede e as cadeiras precisa ser de no mínimo 80 centímetros. Entre as cadeiras, o ideal é que sejam disponibilizadas com uma distância de 50 centímetros para que os cotovelos não fiquem se esbarrando. Se o espaço for limitado, no entanto, 30 centímetros costumam ser suficientes.

8. Clareie salas pequenas

 dicas de decoração

Para uma sala pequena, uma boa dica de decoração é a aplicação de tons claros a fim de criar uma sensação de amplitude. Modernos e funcionais, que tal apostar nas coleções de porcelanato que reproduzem o concreto? A versão polida da linha Broadway esbanja classe e sofisticação com sua superfície em tons claros e grande formato (60 x 60 centímetros).

9. Defina uma paleta de cores

Para basear sua decoração em uma paleta de cores, busque por objetos e obras de arte que combinem. Os elementos escolhidos para compor o restante da decoração precisam conversar entre si para que o ambiente não fique carregado demais. Bom senso nesse momento é palavra de ordem.

10. Escolha um bom tapete

Os tapetes são muito usados na decoração das salas. Você pode seguir a linha tom sobre tom ou investir nesse elemento como protagonista. O que acha de usar um tapete de cor mais forte e combinar o restante da decoração tendo ele como item principal?

11. Aposte em espelhos modernos

 dicas de decoração

Linda sala de estar decorada com objetos que trazem vida ao ambiente

O uso de espelhos é bastante comum na decoração das salas, normalmente usado com o objetivo de ampliar o espaço. Só tome cuidado com o tamanho, para que o espelho não fique grande demais, acabando por deixar o cômodo carregado.

12. Invista em móveis de madeira

 dicas de decoração

Ambiente moderno decorado com móveis de madeiras rústicos

Para criar uma sala mais aconchegante e charmosa, investir em móveis de madeira é uma excelente pedida. Sabe aquele estilo de mobília que lembra casa da vó? Pois esses itens podem acrescentar um charme todo especial até a projetos bem modernos!

13. Pendure quadros de tamanhos diferentes

O uso de quadros é outra dica de decoração interessante para a sala. Certifique-se de que as molduras fiquem 30 centímetros acima dos convidados, quando sentados, e que não sejam largas demais.

14. Intensifique os tons para salas contemporâneas

Com tons mais acentuados e textura intensa, a linha Gotham na versão Cave é um porcelanato criado da mistura de elementos como rochas e pigmentos. Seu grande formato (90 x 90 centímetros) inspira a criação espaços com identidade, contemporâneos e modernos.

15. Trabalhe bem a iluminação

Sem dúvida, pensar em uma boa iluminação é uma dica de decoração infalível para a sala. Faça uso de pendentes e luminárias, criando a possibilidade de ter uma iluminação indireta. Outra sugestão é rebaixar o teto com gesso e embutir pequenas lâmpadas para a área central.

Um ponto importante a ter em mente ao planejar a iluminação da sala é que a luz é gerada por eletricidade e energia é calor. Na prática, a luminosidade esquenta as pessoas, especialmente no caso das lâmpadas incandescente. Por isso, evite jogar feixes de luz diretamente no sofá, em poltronas ou cadeiras, evitando que moradores e convidados passem calor.

16. Pense nos aparelhos eletrônicos

Se a sala não dispõe de um espaço amplo e vai comportar aparelhos eletrônicos como TV e DVD, uma estratégia é instalar pelo menos a televisão na parede. Dessa maneira, o equipamento ocupa menos espaço. Os demais dispositivos eletrônicos podem ser acomodados em um aparador, por exemplo. Evite armários grandes para não comprometer a passagem.

17. Inspire-se em outros projetos

Está com um certo bloqueio criativo, sem conseguir pensar em boas ideias para decorar uma sala? Pois você pode sempre buscar inspiração em outros projetos! Como, por exemplo, aqui na Archtrends Portobello. Use esse recurso para aprender com o trabalho de outros profissionais e desbloquear sua criatividade. Depois, não se esqueça de criar sua própria conta para compartilhar suas criações também!

18. Anote todas as medidas

Uma boa decoração para a sala começa com um planejamento cuidadoso. Por isso, meça o cômodo inteiro, incluindo todos os móveis e objetos que pretende colocar lá. Insira esses dados no software de design de interiores de sua preferência para planejar melhor seu trabalho e evitar erros.

19. Integre a sala com outros ambientes da casa

Ao mesmo tempo em que os apartamentos modernos se tornam cada vez menores, as pessoas buscam por mais amplitude. Como conjugar essas premissas aparentemente opostas? Simples: com a integração de outros ambientes com a sala! Existem várias opções para isso, como as famosas cozinhas americanas e as varandas, dependendo das especificações da planta.

20. Conheça o estilo dos moradores

Ao trabalhar em projetos de decoração para terceiros, é preciso ter em mente que cada pessoa tem um estilo próprio, o que idealmente deve ser refletido no design da residência. Afinal, a decoração tem a função de imprimir a personalidade do morador na sua casa, certo?

Para isso, é necessário conversar abertamente com o cliente, buscando entender do que ele gosta. Se a ideia é montar uma sala aconchegante, usar móveis de madeira, iluminação amarelada e revestimento que reproduza pedra ou madeira são boas escolhas. Se o objetivo for criar uma sala mais elegante e sofisticada, então a aposta pode ser em tons de branco, móveis delicados e preferência pelo uso do aço inox.

21. Traga o 3D para a parede

Uma das tendências e dicas de decoração atuais é a utilização de revestimentos 3D em alguma parede do cômodo. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível produzir peças de revestimentos em cerâmica ou porcelanato com texturas tridimensionais. Alguns exemplos são o Madam Matt Portland e o Memphis branco, da linha 3D Lab.

Uma das principais características desse tipo de revestimento é que ele oferece maior textura, elegância e personalidade para o ambiente. O material é muito usado em banheiros, cozinhas ou varandas, mas também fica excepcional na sala, especialmente se aplicado em uma única parede, criando contraste com as outras.

22. Separe a sala em ambientes

Se integrar a sala com outros cômodos é uma solução interessante para quem quer amplitude em apartamentos ou casas pequenas, uma opção legal para quem tem um espaço enorme pode ser criar mais ambientes, dividindo-os com móveis.

Uma tendência atual é usar o posicionamento dos móveis para dividir a sala. Na direção certa, o sofá pode criar um ambiente aconchegante para ver TV, conversar ou ler de um lado, enquanto do outro, com uma mesa, cria-se um espaço para refeições.

23. Aplique tijolinhos aparentes nas paredes

Você certamente tem reparado na quantidade de tijolinhos aparentes usados em paredes dos mais variados cômodos da casa, certo? Pois eles ficam especialmente bonitos na sala!

Tijolos aparentes na cor tradicional ficam mais interessantes quando harmonizados com elementos de uma decoração industrial — tons cinzas no sofá e nas poltronas, móveis metálicos, iluminação amarelada e revestimento que reproduz madeira no chão. Com os diferentes tons de tijolos existentes, é possível construir projetos de todos os tipos. Algumas opções são os revestimentos da linha All Bricks, Brickstar ou da linha Brit.

24. Invista em um bom sofá

Poucos elementos são tão importantes para a decoração e a funcionalidade de uma sala como o sofá. Dá até para dizer que ele é o móvel central do cômodo. Por isso, a primeira decisão que o profissional deve tomar diz respeito a sua posição no cômodo. A montagem do resto da decoração se dá a seu redor. Por ter papel central no ambiente, o sofá pode tanto amarrar todos os elementos da decoração como bagunçar tudo.

O ideal é optar por um modelo que seja muito confortável, para cumprir bem sua função, e que complemente a estética do espaço. Se pretende usar um revestimento de tijolinho aparente, por exemplo, você pode escolher um sofá cinza, com almofadas coloridas e um piso que reproduza madeira. Fica uma combinação harmoniosa.

25. Inclua plantas e flores no décor

Como existem inúmeras opções diferentes de planta, cada uma com um visual harmonioso para um estilo de decoração, é preciso escolher corretamente. Em uma sala contemporânea, por exemplo, vasos pendurados no teto ou suculentas em potes pequenos fazem sucesso. Já uma casa de campo pode trazer flores em vasos pequenos espalhados pela sala, especialmente nas janelas. Até mesmo uma decoração industrial pode usar plantas, especialmente samambaias e outras vasculares.

26. Equilibre estética e funcionalidade

Decorar é o ato de organizar um espaço buscando o melhor resultado possível, que combine estética e funcionalidade na medida certa. De nada adianta escolher uma estante lindíssima, por exemplo, se ela não oferece espaço suficiente para organizar os pertences dos moradores da casa.

O ideal é nunca esquecer da estética, mas tendo sempre em mente a funcionalidade ao trabalhar em qualquer projeto. A partir dessa premissa, você conseguirá fazer opções que privilegiem esses aspectos fundamentais da decoração de interiores.

A decoração de um ambiente é um exercício perfeito para usar toda sua criatividade. É simplesmente sensacional conseguir trazer a personalidade do cliente para cada ambiente, deixando-o como o idealizado. A melhor dica de decoração para sala, portanto, é seguir o estilo certo.

Pesquise, estude e, sempre que possível, busque a ajuda de pessoas que possam auxiliá-lo nessa tarefa. Em uma das lojas da rede Portobello Shop, por exemplo, você pode conhecer todas as novidades e tendências dos próximos anos para deixar seus projetos ainda mais incríveis. Venha nos visitar! Ficaremos mais que satisfeitos em fazer parte do seu sucesso!

 

Fonte: Archtrends