15 de Fevereiro, 2021 Lucas Lopes

A Avenida Luísa Todi tem um novo mural com os peixes mais famosos do rio Sado

A estrutura está instalada no muro do antigo Externato Diocesano. É uma boa forma de conhecer a fauna marítima da cidade.

 

Qualquer setubalense se lembra dos desenhos do muro do antigo Externato Diocesano na Avenida Luísa Todi. Durante anos, as pinturas que representavam as famosas personagens da Disney como o Pato Donald, a Margarida, o Tio Patinhas, o Pateta e a sua namorada Clarabela animaram o cenário de quem por ali passava pela altura da Feira de Sant’Iago ou para comer num dos restaurantes típicos da cidade.

No entanto, com o passar do tempo, o muro ficou degradado e sem cor. Este ano, o espaço ganhou uma nova vida com um projeto expositivo, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, inspirado nas espécies marítimas do estuário do Sado.

Ao longo do painel dedicado à fauna marítima do rio Sado vai encontrar sardinhas, carapaus, chocos, cavalas, alcorrazes, salmonetes, robalos, pregados, pargos, ostras, linguados, douradas, besugos e, em breve, o charroco. As réplicas de cada espécie estão acompanhadas de textos, em português e inglês, que explicam as características de cada um destes famosos habitantes das águas do Sado, os principais protagonistas da gastronomia setubalense.

Segundo a autarquia, “além de dar a conhecer algumas das principais espécies que abundam nas águas do Sado, quando desaguam no Oceano Atlântico, a exposição contribui para reforçar a qualidade da imagem urbana daquela zona da cidade, importante ponto de passagem no acesso às praias da Arrábida”.

O novo mural junta-se agora à estátua do “Choco Frigideira”. A peça é da autoria do ilustrador setubalense Zé Nova. A ideia partiu de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que quis homenagear o molusco mais famoso da região.

Além do “Choco Frigideira”, há mais uma escultura da mesma coleção junto à Casa Sant’Iago. Trata-se do “Choco Pessoa”, inspirado na escultura de Fernando Pessoa instalada no Café A Brasileira, em Lisboa.

 

Fonte: NiT Setúbal