Vender ou arrendar um imóvel, em geral, não é fácil. Quando atravessamos períodos mais instáveis ou economicamente mais difíceis o tempo médio de venda de uma casa pode chegar a ser superior a 12 meses, ainda que exista mais procura do que oferta no mercado.
Quando, há 50 anos, a designer de interiores norte-americana Barb Schwarz percebeu essa dificuldade nos EUA, ela desenvolveu uma técnica chamada Home Staging. Desde então, esta técnica chama muita atenção e é a decisão certa para uma venda rápida e bem valorizada, em qualquer altura. Vamos explicar o porquê e revelar alguns dos segredos que fazem desta técnica uma aliada na comercialização de imóveis.
Home Staging prepara um imóvel para a venda e tem como base os princípios do design de interiores, do marketing imobiliário e alguns fundamentos da psicologia ou neuro-marketing, se preferirmos. O Home Staging, para além de perceber um imóvel como o futuro lar de uma família, um sonho, também o compreende como um produto. E todo produto precisa ser preparado para chamar atenção do comprador ou cliente.
Com a pandemia, os processos de procura e compra online ganharam imensa projeção. Hoje em dia é possível adquirir um imóvel sem a necessidade de visitá-lo pessoalmente. Se o Home Staging já é um diferencial para as visitas presenciais, com as “visitas online” ele é ainda mais fundamental, na medida em que o comprador consegue visualizar todos os detalhes do imóvel, em tempo real, com a ajuda dos agentes imobiliários e dispositivos virtuais.
Ao considerar isso e o facto de que os websites têm milhares de opções disponíveis, como destacar um imóvel da concorrência? Ao aplicar o Home Staging, o profissional prepara a casa para a venda deixando-a mais bonita, encantadora, com boas fotos, a fim de que o desejo de compra seja despertado, uma vez que será estabelecida uma conexão entre os espaços da casa e as pessoas que querem viver nela.
Com o Home Staging, a casa ganha vida e suas qualidades ficam em evidência; é estabelecida uma experiência gratificante durante o processo de compra ou mesmo arrendamento de um imóvel e após a visita, ele será lembrado porque ganha o afeto e a memória dos potenciais compradores.
Se pretende destacar o seu imóvel no mercado, confira abaixo 8 dicas que a Carolina Fidalgo Home Staging preparou especialmente para os leitores do Blog do Imovirtual:
- Segundo a neurociência, são necessários apenas 90 segundos para uma pessoa perceber se ela gosta de uma casa ou não. Por isso, ao levar um cliente para fazer uma visita, identifique qual ambiente que será visto primeiro e trabalhe bem a preparação deste espaço. Uma das bases do Home Staging é criar uma conexão emocional entre o imóvel e o potencial comprador;
- No caso de imóveis com morador, retire dos ambientes tudo o que estiver em excesso, incluindo a mobilia. Mesmo que alguns objetos sejam necessários para a família que ainda vive no imóvel, a casa que vendemos tem de estar livre de “peso visual”. Este é um dos pilares do Home Staging, definido como “descarte”;
- Se está a vender a casa e ainda vive nela, “despersonalize-a”. Este também é um dos pilares fundamentais do Staging. Remova dos ambientes os objetos que são muito pessoais: molduras de retratos, artigos desportivos e religiosos, coleções e objetos de viagem. Estes detalhes têm valor afetivo apenas para si e não contribuem para a venda. Portanto, deixe a sua casa mais impessoal e recetiva, pois assim é mais fácil o potencial comprador visualizar o seu futuro lar.
- Cuide dos têxteis e das cores. Os tecidos ocupam muito do nosso campo visual e por isso precisam estar bem cuidados. Mantenha os cortinados limpos e com tecidos leves. Tapetes também precisam estar em ordem. Use muitas almofadas e aproveite para dar um pouco de cor com as escolhas, desde que ornem com o restante da decoração.
- A neurociência já comprovou que apenas 9% das pessoas conseguem perceber um espaço vazio. Portanto, se a venda é de uma casa que não está habitada, evite deixar o imóvel vazio, pois 90% das pessoas não vão conseguir visualizar o seu potencial ou identificar se toda a mobília e decoração de que elas precisam cabe ali.
- Por isso, na sequência da sugestão acima, avalie aplicar serviços completos de Home Staging no seu imóvel, tendo muita atenção ao Layout. Uma boa disposição do mobiliário valoriza os ambientes, deixando-os com bom espaço para circulação e melhora a iluminação.
- Ilumine. Se o seu imóvel tiver boa exposição solar, use isso ao seu favor. Mantenha janelas abertas e use objetos e móveis claros para refletir a luz. Caso o seu imóvel não seja tão privilegiado de luz natural, há muitos recursos que podem ajudar: utilizar candeeiros em pontos estratégicos e optar por luzes mais amareladas em quartos e salas, por serem mais acolhedoras e mais convidativas.
- Providencie boas fotos. Lembre-se que seu imóvel provavelmente estará em vários portais e as fotos são como um isco para conquistar clientes qualificados e prontos para uma boa proposta. Com procura cada vez mais ampla a acontecer por meio da internet, é ideal que as fotos publicadas nos anúncios sejam profissionais e de qualidade. As Associações de Home Staging em vários países, como nos EUA, Espanha e Inglaterra identificam que boas fotos nos portais de anúncios recebem 8 vezes mais visitas, o que aumenta a chance de vender mais rápido e melhor.
Se as dúvidas surgirem no momento de preparar a casa, escolha os trabalhos de um Home Stager. Como profissionais, temos muitas soluções criativas e rápidas para auxiliar na preparação correta da casa, somos facilitadores do processo e, em conjunto com agentes imobiliários, trabalhamos para garantir o retorno do investimento, promovendo uma venda mais rápida e mais valorizada.
Portanto, uma sugestão extra e que pode valer ouro para os leitores: o Home Staging é uma mais valia para quem quer vender bem um imóvel. Por isso, prime pela Promoção Imobiliária. Home Stagers e agentes imobiliários preparam de modo cuidadoso e assertivo o seu plano de marketing, que é essencial para a melhor venda do imóvel.
O Home Staging é uma ferramenta poderosa que aumenta significativamente as chances do seu imóvel ser vendido mais rápido e com uma melhor proposta, uma vez que ele é intencionalmente preparado para despertar a curiosidade e o desejo de quem faz a visita, estando à frente de outras opções, anunciadas sem nenhum cuidado.
Fonte: Imovirtual