10 de Fevereiro, 2021 Lucas Lopes

Mais tempo em casa? Como poupar nos consumos de água e energia

Para que a fatura não afete demasiado o orçamento, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reuniu  várias sugestões “simples de implementar”. Conheça-as aqui.

 

Com o confinamento geral é normal que as pessoas passem mais tempo por casa e, com isso, a fatura das despesas de eletricidade, água e gás também podem ser mais ‘pesadas’. Para evitar isso, é necessário um consumo responsável.

Para que a fatura não afete demasiado o orçamento, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reuniu várias sugestões “simples de implementar” – pode conferir no vídeo que se encontra mais em baixo.

“Explicamos como reduzir o consumo de água e eletricidade, bem como manter a casa confortável e arejada, sem recurso a equipamentos”, sublinha a DECO.

 

Casa confortável, poupada e ventilada

A DECO recomenda ainda que aproveite os recursos naturais para aquecer ou arrefecer a casa, de modo a que consiga ter uma “casa confortável e arejada”.

  • Nos dias mais frios, aproveite o sol: abra as cortinas e/ou estores das janelas durante o dia e, à noite, feche-os. Nos dias de calor, feche aqueles durante o dia e, à noite, abra as janelas para arrefecer a habitação.
  • É muito importante renovar o ar interior da habitação todos os dias: basta abrir as janelas, de preferência de direções opostas, para que a casa fique ventilada. Esta operação é ainda mais importante quando existem várias pessoas dentro de casa e por um período alargado.

 

Fonte: Notícias ao Minuto