30 de Janeiro, 2021 Lucas Lopes

Preços das casas em Lisboa desceram pela primeira vez desde 2015

Os dados da Confidencial Imobiliário mostram que o Índice de Preços Residenciais, referente a Lisboa, recuou 0,8% no quarto trimestre.

 

Depois de vários trimestres de aumentos ou variações nulas, os preços das casas em Lisboa desceram no quarto trimestre face aos três meses anteriores, naquela que é a primeira redução desde 2015.

Os dados são da Confidencial Imobiliário e mostram que o Índice de Preços Residenciais da capital recuou 0,8% no quarto trimestre. “Ainda que tal descida seja residual, trata-se da primeira variação negativa em cadeia desde o início de 2015, período que marcava então o arranque de um ciclo de valorização intensa deste mercado”, refere a consultora.

No primeiro trimestre os preços das casas subiram 3% em Lisboa, no segundo registaram uma variação nula e no terceiro subiram 0,8%. A queda no quarto trimestre estará relacionada com o agravamento da pandemia, que implicou o agravamento das restrições para travar a propagação da covid-19.

A Confidencial Imobiliário assinala que o abrandamento do mercado imobiliário em 2020 “é evidente, com a valorização a terminar 2020 em 3,0%, mais de sete pontos percentuais abaixo dos 10,8% em que tal indicador se situava no início do ano”.

No contexto da Área Metropolitana, Lisboa é agora o mercado com a valorização mais baixa, igualando-se a Setúbal, com uma variação homóloga de 2,8% no quarto trimestre e o único a par da capital com uma variação trimestral negativa dos preços neste período (-1,8%).

Segundo o SIR-Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda das casas em Lisboa fixou-se em 3.344€/m2  no quarto trimestre de 2020.

 

Fonte: Jornal de Negócios